Segundo a gestão, decreto foi uma formalização desse protocolo, que já vem sendo praticado na cidade. Objetivo é garantir que exame conste no prontuário
Recentemente, foi publicado no Diário Oficial a sanção de um projeto de lei que institui o programa de testagem rápida da Covid-19, em pacientes internados em estado grave nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), emergência de hospitais e prontos-socorros de Barueri.
Segundo a prefeitura, o decreto foi uma formalização desse protocolo, que já vem sendo praticado na cidade. “Desde o início da pandemia, os pacientes em estado grave são submetidos ao exame. Os resultados dos testes do tipo PCR saem em até 72 horas”, informou a gestão em nota.
Ainda de acordo com o documento publicado no Diário Oficial, a medida tem como objetivo fazer constar no prontuário médico do paciente a realização do teste rápido e, em caso de morte, que seja feito o apontamento na sua declaração e, “garantir a realização de velório digno, ainda que em tempo reduzido, das pessoas que faleceram por outras doenças, de modo a atenuar o sofrimento dos familiares”.
Testes em assintomáticos
Desde o dia 3 de outubro, a prefeitura realiza gratuitamente o teste da Covid-19 na população assintomática. Os exames do tipo RT-PCR já foram feitos em moradores de 50 anos ou mais e 40 anos ou mais. Até o dia 13, a ação é feita em pessoas com 30 anos ou mais.
O teste está sendo colhido em tendas montadas no estacionamento do Ginásio José Corrêa (Av. Guilherme Perereca Guglielmo 1000). É preciso fazer agendamento pelo APP Saúde Barueri ou pelo site (barueri.sp.gov.br).
Segundo dados da prefeitura, até o momento, 7.442 testes foram feitos na ação. A gestão fará ainda testes em pessoas de 18 anos ou mais do dia 14 a 20 deste mês.