A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, está com licitação aberta para a construção da Maternal do Jardim Tupanci, na rua Terra com a avenida Antônio Furlan (marginal esquerda do Rio Tietê).
A obra é uma das prioridades do governo municipal, que prevê construir 10 maternais na cidade, localizadas no Jardim Paulista, Parque Imperial e Parque Viana. “As mães trabalhadoras não podem esperar. Vamos fazer, muito rapidamente, para acabar com o déficit”, afirmou o Prefeito Rubens Furlan.
O novo prédio terá três pavimentos (térreo, primeiro e segundo pisos) e será erguido com estrutura pré-moldada em terreno de 3.353 m² com área construída de 2.665,90 m².
A escola, com atendimento voltado a crianças de zero a três anos e 11 meses, terá berçário, lactário, fraldário, sala de atividades e solário para bebês, 12 salas de aula, uma brinquedoteca, uma sala multiuso, uma sala de leitura, cozinha/refeitório, vivência, playground, administração, paisagismo, estacionamento para funcionários, acessibilidade/ elevador e energia fotovoltaica por meio de painéis solares.
Rede ampliada
Nos últimos dois anos a Prefeitura entregou 10 escolas. Em 2017 finalizou maternais no Jardim do Líbano, Vila Márcia e Parque Imperial; e a Emeief Dorival Faria, no Jardim Tupanci.
Em 2018 foram finalizadas as obras das maternais Chácaras Marco, Vale do Sol e Wandeir Ribeiro (Jd. São Luiz); Matermei do Engenho Novo e Emef Adherbal Farbo, no Vale do Sol.
Neste ano foi entregue o novo prédio adaptado da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) no bairro Aldeia da Serra. Entre o final do primeiro e começo do segundo semestres a prefeitura concluirá a reconstrução da Emef Amador Aguiar, no Parque Imperial. Em maio de 2020, a previsão é finalizar as obras de construção das Emefs Aldeia de Barueri e Maria Helena.