Prefeito Rubens Furlan afirmou que está esperando uma palavra oficial do Sindicato dos Professores para o retorno
Nesta quarta-feira (9), durante coletiva de imprensa sobre as ações de combate à pandemia da Covid-19, o prefeito de Barueri Rubens Furlan afirmou que ainda não há uma data definida para o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino, apesar de todos os profissionais da educação da cidade já terem recebido pelo menos a 1ª dose da vacina contra a doença.
Anteriormente, ficou decidido que as atividades seriam retomadas no dia 7 de junho, após uma reunião entre o prefeito, o presidente do Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais de Barueri e Região (Siproem Barueri), Ademir Segura, secretário de Educação, Celso Furlan, e a Vigilância Sanitária. Porém, poucos dias depois, Furlan anulou a decisão.
“Inicialmente, após uma conversa aberta com o sindicato, decidimos que nós vacinaríamos todos os funcionários da área da educação para que pudéssemos voltar às aulas no dia 7. Mas conversei com um grupo maior de professores e vimos que é necessário ver qual é o melhor momento diante de um quadro tão terrível como o que estamos vivendo. Decidi então que vamos voltar às aulas no dia que os professores entenderem que é o momento para voltar sem risco nenhum. Agora estou esperando um aceno deles por meio do sindicato”, revelou o gestor.
Segundo Furlan, apesar de ainda não ter uma data, toda a rede municipal de ensino está preparada para esse retorno. “As escolas foram reformadas, colocamos à disposição álcool gel, máscara, os professores estão todos vacinados, estamos absolutamente preparados”, apontou.
O gestor destacou ainda que a cidade segue investindo em tecnologia para a área da educação e que está adquirindo novos chromebooks.
“Já temos 15 mil chromebooks e vamos fornecer mais 15 mil. Com isso, naturalmente, toda a rede estará conectada. Então é capaz que o prejuízo na educação não seja tão grande se esperarmos um pouco mais, mas estou aguardando uma palavra oficial do sindicato”, finalizou.
Cenário da Covid-19
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, nesta quinta-feira (10), Barueri chegou a um total de 24.006 casos confirmados da Covid-19. Em relação ao número de óbitos, até a data citada, a cidade tinha 890 vítimas fatais em decorrência da doença.