Nesta sexta-feira (17), o Cioeste realizou a cerimônia de posse de sua nova presidência. O prefeito de São Roque, Guto Issa, assumiu o cargo, e o de Cajamar, Kauãn Berto, é o vice. O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, secretários estaduais, deputados, prefeitos e representantes das 12 cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo. O novo presidente destacou a união de 39 cidades (entre RMS E Cioeste, ambos Consórcios presididos por ele) e anunciou iniciativas como a criação de uma Agência de Emergência Climática e um planejamento estratégico de 10 anos para o Cioeste.
O governador destacou o papel do Consórcio como modelo de integração regional e ferramenta para otimizar recursos por meio de licitações conjuntas. Ele anunciou a antecipação de recursos para o combate à dengue e investimentos no Hospital Rota dos Bandeirantes, em Barueri, além de projetos de saneamento básico, como a “Pauta Tietê”, com R$ 68 bilhões em obras para levar água e esgoto a áreas vulneráveis.
Tarcísio também citou investimentos em infraestrutura, como melhorias na Rodovia Castello Branco e o leilão do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba.