A Prefeitura de Barueri criou mais um canal para estreitar o relacionamento com a população. De fácil acessibilidade e gratuito, o aplicativo Alô Barueri, desenvolvido pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, coloca o cidadão em contato direto com a Ouvidoria Geral do Município. O APP está há dois meses no ar.
Quem quiser registrar uma reclamação, fazer denúncias, dar sugestões, elogiar, acessar serviços ou solicitar informações só precisa fazer o download do aplicativo, disponível nas lojas Google Play e Apple Store.
A principal inovação do APP é o Assistente Virtual, que conta com os chamados chatbots: robôs que simulam atendimento humano 24 horas por dia / sete dias por semana, potencializando exponencialmente o serviço, já que eles conseguem atender muitas pessoas ao mesmo tempo. Esses contatos, que acontecem via Messenger, são automaticamente notificados ao Ouvidor Geral do município.
Para o Ouvidor, Mario Trimboli Junior, o APP conecta o cidadão aos serviços municipais de forma prática e segura, além de desburocratizar o atendimento, tudo em prol de uma cidade melhor. “A principal missão da Ouvidoria é facilitar a vida das pessoas diariamente, hoje são mais de nove canais ativos de comunicação com o cidadão, desde redes sociais ao novo APP Alô Barueri”, diz.
Na palma da mão
A solicitação via APP é feita em apenas três passos bem simples. No primeiro acesso é necessário preencher informações básicas como nome, telefone, e-mail etc., clicando em configurações. O cidadão recebe por e-mail o protocolo de sua solicitação, bem como um alerta quando a resposta da Ouvidoria é disponibilizada no portal. Este, inclusive, armazena um histórico de todos os registros feitos pela pessoa, que pode acessá-los sempre que quiser.
O portal está no ar desde agosto de 2017. O APP, por sua vez, está disponível para download desde agosto deste ano e já contabiliza bons resultados. Até o momento, foram registradas 356 solicitações, das quais 354 foram concluídas. O recurso abrange mais de 20 Secretarias Municipais e beneficia toda a população: cerca de 300 mil pessoas.
Outras áreas
Além do Assistente Virtual, o APP também traz canais relativos à Educação, Saúde, Segurança, Habitação, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Esporte e Cultura e Social e Governo. Além disso, há canais de informações sobre a Prefeitura, Telefones Úteis e link para ligar na Ouvidoria.
A CIT ressalta que o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) -, ODS -, em três categorias: Saúde e Bem-Estar; Inovação e Infraestrutura; e Cidades e Comunidades Sustentáveis.