Haverá ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos, que poderão trabalhar das 6h até 22h. Governo anunciou a vacinação de pessoas entre 55 e 59 anos
Nesta quarta-feira (19), o governo de São Paulo anunciou uma flexibilização da quarentena a partir do dia 1º de junho em todo o estado. Entre as mudanças, haverá ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos, que poderão trabalhar das 6h até 22h. Atualmente, o setor pode atuar até as 21h.
Além disso, haverá um aumento na ocupação máxima dos locais, chegando a 60%. O horário do toque de recolher será entre 22h e 5h. A recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e de escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias está mantida. Esta nova etapa deve durar até 15 de junho.
De acordo com Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, o avanço da vacinação contribui para essa flexibilização. “A gente fica com muito otimismo para as próximas semanas e próximos meses, também em função do avanço da vacinação. Não é na velocidade que gostaríamos, mas avança e já mostra resultados que permitem o avanço cuidadoso e progressivo”, destacou.
Enquanto não entra em vigor, o governo prorrogou até dia 31 de maio a fase atual, de transição, que permite o funcionamento de estabelecimentos até 21h, mas aumentou a recomendação de capacidade máxima de 30% para 40%.
Vacinação
Ainda durante a coletiva, o governo de São Paulo anunciou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas sem comorbidades com idades entre 55 e 59 anos entre 1º e 21 de julho e para profissionais da educação de 18 a 46 anos de 21 a 31 de julho.
A gestão informou que a data exata de início da imunização não foi definida porque depende da disponibilidade de vacinas do Ministério da Saúde.