Foi protocolado no Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) um ofício que pede a participação social no grupo e a criação de um banco de dados para ajudar na elaboração de políticas públicas. A iniciativa partiu do Fórum de Desenvolvimento Regional, formado por membros da sociedade como empresários, sindicalistas e representantes de universidades.
O grupo apontou a importância de que a entidade, formada pelos prefeitos, receba contribuições de outros agentes. No documento, o Fórum aponta três itens principais. Oferece apoio no que diz respeito ao desenvolvimento de proposições que fortaleçam o caminho regional sustentável; reitera a necessidade de que seja garantida a efetiva participação da sociedade civil organizada no Cioeste; e propõe a iniciativa da criação de um Banco de Dados.
“Acreditamos que é urgente o encaminhamento da questão da Participação Social no Cioeste, no que o Fórum de Desenvolvimento se coloca inteiramente a disposição”, diz o texto assinado pelo diretor da Ciesp Osasco, Fabio Fonseca, pelo presidente do Sindicato dos Metalurgicos de Osasco, Jorge Nazareno, e pelo vice-prefeito de Jandira, Manoel Domingues.
Sobre o banco de dados, o Fórum enfatiza que será fundamental tanto para o trabalho desenvolvido pela entidade como para os moradores das nove cidades que fazem parte do Cioeste.
“Tal iniciativa pretende possibilitar aos cidadãos em geral e às instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais a seleção e acessibilidade de dados e informações consideradas relevantes para caracterizar e diagnosticar potencialidades, dinâmicas e limites regionais”, diz o texto.