Nesta terça-feira (8), após pressão da Executiva Nacional e de lideranças políticas do Podemos, o partido confirmou a desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP) – o Mamãe Falei – a pedido do próprio parlamentar. A solicitação já havia sido protocolada pelos prefeitos da região, Rogério Lins (Osasco) e Igor Soares (Itapevi), filiados a legenda, após vazar áudios do deputado nos quais ele dizia que mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”.
Arthur do Val havia anunciado anteriormente a pré-candidatura ao Governo de São Paulo, mas também retirou seu nome da disputa.
O Podemos reafirmou que não tolera sexismo ou qualquer tipo de comportamento preconceituoso de seus filiados. Ontem, a sigla já havia oficializado a abertura de processo disciplinar contra Arthur do Val. O parlamentar estava filiado há apenas 30 dias no partido. Agora, o processo perde seu objeto e é encerrado.
“No dia da Mulher (08 de março), Podemos recebe e acata desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em expulsão do parlamentar”, diz o comunicado da Executiva Nacional.