A nova ciclovia e ciclofaixa de Barueri, interligando a Aldeia de Barueri com o Jardim Maria Helena, Parque Viana e Jardim Paulista no bairro Votupoca, deve ser entregue para a população em maio, de acordo com a prefeitura. A informação do projeto havia sido divulgada pelo JB em novembro de 2022.
O percurso conta com aproximadamente 3.300 metros de extensão. As obras, que estão em execução desde o mês de março, envolvem faixas no sentido duplo, trechos com largura de 2,70 metros e 2,15 metros.
O trajeto total estende-se da estação Antônio João de trens metropolitanos (Linha 8 – Diamante), na Aldeia de Barueri, até a rotatória entre a estrada dos Pinheiros e avenida Aníbal Correia, no Parque Viana.
Depois de pronta, as pistas da ciclovia e ciclofaixa terão sinalização de solo específica, conforme projeto executado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) seguindo as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Sentidos
Em alguns trechos, a ciclovia e ciclofaixa fica do lado direito (sentido Parque Viana). É o caso da avenida Marco Antônio Calegari, onde a pista passa entre a calçada da via e a área do Exército Brasileiro. Em outro espaço, o percurso ocupa parte da praça da avenida Bariloche, no Jardim Maria Helena.
“Estamos investindo no bem-estar da população de Barueri. A ciclovia e ciclofaixa se torna um espaço exclusivo e mais uma alternativa para as pessoas que se locomovem de bicicletas, além de servir de opção para o lazer das famílias. É uma obra que ajuda o cidadão a ter uma vida menos sedentária, o que reduz inúmeras doenças”, disse o secretário de Obras, Beto Piteri.
Interligação
A nova obra fará interligação com dois outros trechos de ciclovias e ciclofaixas já existentes na cidade: um que liga a Ponte Akira Hashimoto até a estação de trens Antônio João e outro que chegará ao Parque Linear, entre a avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis e o Rio Tietê, na Vila Porto.
“O objetivo é de que o projeto de ciclovia e ciclofaixa seja ampliado com acesso direto ao Parque da Juventude – obra prevista para término até o próximo ano”, informou a gestão.
Diferenças
A ciclofaixa divide com a via pública o espaço da pista, localizada próxima à sarjeta, sendo separada por tachões (peças de resinas ou outro material na cor amarela afixado no solo como forma de sinalização) e pela pintura na pista, na cor vermelha. É geralmente indicada em locais onde o trânsito é menos veloz. Já a ciclovia difere da ciclofaixa por ocupar espaço exclusivo fora da via pública.