De acordo com consulta realizada pela reportagem, junto ao site Transparência Municipal, a a cidade de Barueri possui 25 obras municipais com licitação em andamento neste ano, até a quarta-feira (27). São construções e projetos em diversas áreas e bairros como reforma de maternais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), recapeamento, entre outras.
Segundo a prefeitura, algumas obras se destacam entre as dezenas em execução. São as que vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Barueri.
O secretário de Obras, Beto Piteri, afirmou que mesmo com tudo que já foi feito pela gestão, com ações na Saúde, Educação e Esporte, e entre outras, ainda há obras para serem implementadas. “Sempre olhamos para o futuro e para as novas gerações. Por isso, estamos construindo a Praça das Artes, os piscinões, que vão acabar com as enchentes, o complexo esportivo do Jardim Silveira e o Hospital Regional”, falou.
Recentemente, Piteri negociou com o Governo do Estado de São Paulo a compra dos equipamentos da nova unidade, que será entregue ainda este ano. “As negociações para a aquisição, assim como as obras, estão bem avançadas”, contou.
Hospital Regional
O Hospital Regional Rota dos Bandeirantes será o mais moderno hospital público de alta complexidade do Estado. Fruto de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, o hospital beneficiará cerca de 1,8 milhão de pessoas que moram em Barueri e nas cidades vizinhas, como Jandira, Itapevi, Osasco e Carapicuíba, por exemplo. Ele terá capacidade para 1.100 internações e 580 cirurgias por mês. Serão 370 leitos, dos quais 50 de UTI e oito salas cirúrgicas.
Praça das Artes
A Praça das Artes será uma referência em equipamento cultural no Estado de São Paulo e no Brasil. A construção, que está mais de 90% concluída, terá 20,8 mil metros quadros de área em vários pavimentos.
O local oferecerá aulas de música, teatro, artes gráficas e dança à população. O teatro terá capacidade para mais de 900 lugares, e contará ainda com pinacoteca, biblioteca, área midiática, oficinas de cenários, figurinos e artesanato, estacionamento com 400 vagas, restaurantes, entre outros espaços.
Piscinões
A Prefeitura projetou a construção de três piscinões. O da Vila Márcia, já em obras, terá uma área de 24.000 metros quadrados e capacidade total de 350 milhões de litros. De acordo com Beto Piteri, até o final deste ano já terá cerca de 80% da sua capacidade em condições para evitar o problema de cheias nas chuvas do ano que vem. Pelo projeto, haverá também outro piscinão na Vila Itaquiti e um terceiro no Jardim Silveira, na área do complexo esportivo em construção.
Complexo Esportivo do Jardim Silveira
São 18 mil metros quadrados de área construída no Complexo Esportivo Jd. Silveira, que compõe dois ginásios com arquibancadas, amplo estacionamento, alojamento para atletas, pista de atletismo, campo de futebol com grama sintética, espaço para ginástica artística, artes marciais, auditório para 150 pessoas, espaço de atividades para adultos, como pilates, alongamento e ginástica.