O número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito dobrou no ano passado, na comparação com 2016, em Barueri. Foram registrados 19 óbitos em 2017 e apenas nove no ano anterior. Os dados são do Sistema de Informações Gerais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo – Infosiga-SP. Das oito mortes anotadas em acidentes de trânsito de janeiro até março, cinco são de motociclistas.
O excesso de velocidade é ainda a maior causa dos acidentes e mortes no trânsito, de acordo a Prefeitura de Barueri, que ressalta que a falta de cuidados durante a direção e a omissão no uso equipamentos de segurança, como o cinto, e no caso dos motociclistas, os capacetes, “podem contribuir para o aumento dos índices”.
De olho nos pilotos que insistem em não usar o equipamento, entre janeiro de 2017 e final de março deste ano, 128 motociclistas foram autuados por conduzirem sem o capacete de segurança, o Conselho Municipal de Trânsito de Barueri (CONTRAN) realiza neste mês a campanha “Conscientização sobre o uso do capacete na condução de motocicletas e ciclomotores”.
Equipes do Núcleo de Educação no Trânsito (NET) estão distribuindo folders em blitze por vários bairros. Além disso, há faixas e painéis sobre o tema.
A lei Nº 70301 do Código de Trânsito torna obrigatório o uso do item. A multa para quem infringe a norma é R$ 293,47, com sete pontos na CNH, considerada gravíssima.