25.8 C
Tamboré
sábado, 12 abril 2025
Publicidade • Anuncie Aqui

Seguro de riscos de engenharia evita prejuízos em obras

Publicidade • Anuncie Aqui

Além de mão de obra, compra de materiais e obtenção de autorização junto a autoridades, obras frequentemente demandam a contratação de um seguro de riscos de engenharia. Pouco conhecida no mercado, essa modalidade é voltada a proteção de construções, reformas, instalações e montagens, sejam elas residenciais ou comerciais.

Como explica Jéssica Nunes, especialista em riscos de engenharia da Genebra Seguros, o seguro de riscos de engenharia garante que, caso venha a ocorrer um acidente durante a realização da obra ou reforma, nenhuma das partes envolvidas precise arcar 100% com as despesas.

O seguro de riscos de engenharia pode ser contratado antes ou após o início da obra. “Isso desde que a obra não tenha ultrapassado 40% de conclusão. Acima disso, não temos aceitação”, diz Nunes, com a ressalva de que a porcentagem pode variar conforme a seguradora.

Enquanto outros seguros possuem coberturas específicas, como o seguro de equipamentos (que protege apenas máquinas e equipamentos) ou de responsabilidade civil, (que protege apenas danos causados a terceiros), o seguro de riscos de engenharia cobre toda a obra, do início ao fim, afirma a especialista. 

A cobertura básica de riscos de engenharia abrange incêndio, explosão, roubo, furto e fenômenos da natureza, como vendaval, granizo, raios e alagamento. “Entre as coberturas adicionais que podem ser incluídas, as mais comuns são: erro de projeto, desentulho, manutenção ampla, incêndio após o final da obra, despesas de salvamento e contenção de sinistros e responsabilidade civil”, acrescenta.

Segundo Nunes, além de diminuir riscos financeiros, o seguro de riscos de engenharia também evita que uma construção ou reforma fique parada. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem contratar essa modalidade ‒ como explica um guia da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), o público-alvo são proprietários contratantes da obra, construtoras, consórcios, empreiteiros, subempreiteiros, agentes financeiros e todos com interesse no projeto.

Como contratar e acionar a modalidade?

Para contratar o seguro de riscos de engenharia, são exigidos documentos para análise e definição de preço por parte das seguradoras. A documentação inclui planejamento detalhado, incluindo cronograma físico e financeiro, plantas, licenças, elaborados e aprovados por profissionais autorizados (a lista pode variar conforme as exigências de cada empresa). 

A recomendação da profissional da Genebra é que quem for contratar o seguro tenha o máximo possível de transparência. Isso inclui informar o corretor sobre todas as medidas de segurança adotadas na empresa. Sistemas de extinção de incêndios, cercas em torno da propriedade a ser segurada para evitar roubos e outras medidas de prevenção tornam o risco menor, o que pode resultar em um valor de seguro mais acessível.

Caso aconteça um acidente ou dano na obra que esteja coberto pelo seguro, cabe ao cliente documentar os estragos com fotografia e acionar a seguradora o mais rápido possível. 

O aviso de sinistro formal deve conter informações como: data, hora e local da ocorrência; breve descrição; danos e feridos; estimativa preliminar dos custos; nomes das testemunhas; medidas preliminares de prevenção e de redução das perdas; entre outras.

Para saber mais, basta acessar: https://www.genebraseguros.com.br/

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também