A Cirium, a fonte de análise de aviação mais confiável do mundo, anunciou hoje os vencedores de sua Avaliação de Pontualidade de 2024, celebrando as companhias aéreas e os aeroportos que se destacaram em pontualidade e operacionalidade.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250101964059/pt/
Cirium On-Time Performance Review 2024 (Photo: Business Wire)
O relatório anual da Cirium é o padrão de excelência para análises de desempenho de companhias aéreas e aeroportos em nível global. Um voo pontual é definido como aquele que chega ao portão de desembarque dentro de 14 minutos e 59 segundos do horário programado. Os aeroportos medem a pontualidade considerando os voos que decolam dentro de 14 minutos e 59 segundos do horário de partida previsto.
A companhia aérea de bandeira do México está no topo das classificações globais
A Aeromexico conquistou o prestigioso título de “Companhia Aérea Global” mais pontual em 2024, alcançando uma impressionante taxa de pontualidade de 86,70%. A Saudia ficou em segundo lugar com 86,35%, enquanto a Delta Air Lines garantiu o terceiro lugar com 83,46%, continuando a demonstrar sua confiabilidade operacional no cenário mundial.
A Avaliação Anual da Cirium também reconhece a excelência operacional das companhias aéreas em todo o mundo, com cinco prêmios regionais. A Iberia Express, membro do International Airlines Group, obteve sucesso como a companhia aérea mais pontual da Europa e a companhia aérea de baixo custo mais pontual do mundo. A Japan Airlines ficou em primeiro lugar na região Ásia-Pacífico, apenas um poucoàfrente da All Nippon Airways.
A Delta Air Lines continuou seu domínio na América do Norte, enquanto a Copa Airlines alcançou a 10ª vitória na América Latina. A Safair também ganhou o prêmio de companhia aérea mais pontual no Oriente Médio e na África. As tabelas completas dos resultados por região e categoria são apresentadas abaixo.
O Aeroporto King Khalid de Riad recebe as honras máximas na categoria Aeroporto Global
Nas categorias de aeroportos, o Aeroporto Internacional King Khalid de Riad, a porta de entrada para a capital da Arábia Saudita, conquistou o prestigioso título de “Aeroporto Global” mais pontual deste ano, com impressionantes 86,65% dos voos partindo no horário. O hub do Oriente Médio se destacou ainda mais ao garantir a vitória na categoria “Aeroporto de grande porte”, superando os principais concorrentes de todas as partes do mundo.
O título de “Aeroporto de médio porte” mais pontual foi concedido ao Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá – a base da vencedora latino-americana Copa Airlines, enquanto o vencedor da categoria “Aeroporto de pequeno porte” foi o Aeroporto Internacional de Guayaquil Jose Joaquin de Olmedo, no Equador.
Reconhecimento especial de excelência operacional: o Prêmio Cirium Platinum
A Delta Air Lines liderou a tabela pelo quarto ano consecutivo, recebendo o Prêmio Platinum da Cirium por excelência operacional global. Esse prestigioso prêmio vem no momento em que a companhia aérea com sede em Atlanta continua a ser elogiada por seu compromisso inabalável com o desempenho operacional.
O prêmio Platinum considera a complexidade da rede da companhia aérea, o volume de voos e a capacidade de limitar o impacto das interrupções de voos sobre os passageiros durante todo o ano. A companhia aérea foi reconhecida por sua pontualidade ao longo de 2024, com 83,46%, em mais de 1.712.529 voos totais em 2024.
Este ano, a Cirium também concedeu seu primeiro Prêmio Platinum anual a um aeroporto global, com o Aeroporto Internacional El Dorado em Bogotá, Colômbia, recebendo esse prestigioso prêmio. O Prêmio Platinum para Aeroportos considera um conjunto mais amplo de fatores, incluindo o impacto dos atrasos sobre os passageiros, a duração das interrupções, a complexidade operacional e o apelo do aeroporto, com um foco especial no crescimento. Essa abordagem holística destaca a excelência em várias dimensões, estabelecendo uma nova referência na avaliação do desempenho do aeroporto.
Jeremy Bowen, CEO da Cirium, declarou: “Em um setor definido pela complexidade operacional, estamos extremamente orgulhosos de celebrar as companhias aéreas e os aeroportos que ofereceram aos clientes os voos mais pontuais e o melhor desempenho em 2024, reconhecendo sua excelência operacional”.
“2024 foi um ano difícil para as companhias aéreas, enfrentando uma interrupção de TI em larga escala e padrões climáticos atípicos e severos. Apesar desses desafios, essas companhias aéreas e aeroportos trabalharam incansavelmente para garantir que seus clientes tivessem uma viagem tranquila e chegassem ao destino pontualmente”.
“Parabenizamos todos os vencedores da Avaliação de Pontualidade deste ano, cada um estabelecendo novos padrões de excelência operacional. Um reconhecimento especial vai para a Delta Air Lines, que continua sua impressionante sequência de vitórias com o Prêmio Platinum da Cirium para companhias aéreas, para a Copa Airlines, que alcançou seu décimo título como a companhia aérea mais pontual da América Latina, para a Iberia Express, por seu desempenho consistente como a companhia aérea mais pontual da Europa, e para o Aeroporto El Dorado, em Bogotá, por conquistar o primeiro Prêmio Platinum da Cirium para um aeroporto”.
Agora em seu 16º ano, a Avaliação de Pontualidade da Cirium continua sendo o principal padrão para monitorar o desempenho operacional das companhias aéreas em nível global. Alimentada pelos vastos e imparciais dados da Cirium – provenientes de mais de 600 fontes em tempo real, incluindo companhias aéreas, aeroportos, sistemas globais de distribuição e autoridades de aviação civil –, oferece uma visão completa e objetiva do setor. O programa é ainda fortalecido pela orientação de um conselho consultivo independente composto por experientes especialistas do setor com décadas de experiência.
A Avaliação de Pontualidade completa da Cirium para 2024 está disponível para visualização e download em www.cirium.com/on-time-performance.
Notas para os editores:
Os resultados de 2024 para os dez melhores desempenhos em todas as categorias incluem o seguinte:
As companhias aéreas líderes globais foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | AM | Aeroméxico | 86,70% |
2 | SV | Saudia | 86,35% |
3 | DL | Delta Air Lines | 83,46% |
4 Publicidade • Anuncie Aqui | LA | LATAM Airlines | 82,89% |
5 | QR | Qatar Airways | 82,83% |
6 | AD | Azul Airlines | 82,42% |
7 | AV | Avianca | 81,80% |
8 | IB | Iberia | 81,58% |
9 | SK | Scandinavian Airlines | 81,40% |
10 | UA | United Airlines | 80,93% |
Na Europa, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | I2 | Iberia Express | 84,69% |
2 | IB | Iberia | 81,58% |
3 | SK | Scandinavian Airlines | 81,40% |
4 | VY | Vueling Airlines | 81,20% |
5 | DY | Norwegian | 79,23% |
6 | UX | Air Europa | 78,99% |
7 | OS | Austrian Airlines | 78,72% |
8 | SN | Brussels Airlines | 77,77% |
9 | LO | LOT Polish Airlines | 77,72% |
10 | D8 | Norwegian Air Sweden | 76,04% |
Na América do Norte, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | DL | Delta Air Lines | 83,46% |
2 | UA | United Airlines | 80,93% |
3 | AS | Alaska Airlines | 79,25% |
4 | AA | American Airlines | 77,78% |
5 | WN | Southwest Airlines | 77,77% |
6 | NK | Spirit Airlines | 76,05% |
7 | B6 | JetBlue Airlines | 74,53% |
8 | F9 | Frontier Airlines | 71,57% |
9 | AC | Air Canada | 71,36% |
10 | WS | WestJet | 70,99% |
Na região Ásia-Pacífico, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | JL | Japan Airlines | 80,90% |
2 | NH | All Nippon Airways | 80,62% |
3 | SQ | Singapore Airlines | 78,67% |
4 | NZ | Air New Zealand | 77,58% |
5 | FD | Thai AirAsia | 77,46% |
6 | VN | Vietnam Airlines | 76,70% |
7 | PR | Philippine Airlines | 76,06% |
8 | GA | Garuda Indonesia Airlines | 75,30% |
9 | CX | Cathay Pacific Airlines | 75,19% |
10 | QF | Qantas Airways | 73,93% |
Na América Latina, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | CM | Copa Airlines | 88,22% |
2 | AM | Aeroméxico | 86,70% |
3 | BW | Caribbean Airlines | 85,47% |
4 | G3 | Gol Linhas Aereas | 84,09% |
5 | AR | Aerolineas Argentinas | 83,06% |
6 | LA | LATAM Airlines | 82,89% |
7 | AD | Azul Airlines | 82,42% |
8 | AV | Avianca | 81,80% |
9 | H2 | Sky Airlines | 76,67% |
10 | JA | JetSmart Chile | 73,23% |
No Oriente Médio e na África, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | FA | Safair | 93,82% |
2 | WY | Oman Air | 90,27% |
3 | RJ | Royal Air Jordanian | 87,02% |
4 | SV | Saudia | 86,35% |
5 | KU | Kuwait Airways | 84,63% |
6 | GF | Gulf Air | 84,11% |
7 | QR | Qatar Airways | 82,83% |
8 | EY | Etihad Airways | 76,91% |
9 | EK | Emirates | 74,42% |
10 | FZ | Flydubai | 70,44% |
As principais companhias aéreas de baixo custo foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | I2 | Iberia Express | 84,69% |
2 | G3 | Gol | 84,09% |
3 | AD | Azul Airlines | 82,42% |
4 | MM | Peach Aviation | 82,32% |
5 | VY | Vueling Airlines | 81,20% |
6 | G4 | Allegiant Air | 79,31% |
7 | DY | Norwegian | 79,23% |
8 | QZ | Indonesia AirAsia | 78,97% |
9 | WN | Southwest Airlines | 77,77% |
10 | FD | Thai AirAsia | 77,46% |
Os líderes globais de aeroportos foram:
Classificação | Código do aeroporto | Nome do aeroporto | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | RUH | Aeroporto Internacional Rei Khalid de Riad | 86,65% |
2 | LIM | Aeroporto Internacional de Lima Jorge Chavez | 84,57% |
3 | MEX | Aeroporto Internacional Benito Juarez, Cidade do México | 84,04% |
4 | SLC | Aeroporto Internacional de Salt Lake City | 83,80% |
5 | SCL | Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benitez | 82,84% |
6 | MSP | Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul | 82,27% |
7 | IAD | Aeroporto Internacional Washington Dulles | 82,23% |
8 | DTW | Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County | 82,06% |
9 | OSL | Aeroporto de Oslo Gardermoen | 81,91% |
10 | DOH | Aeroporto Internacional de Doha Hamad | 81,38% |
Os líderes dos aeroportos de grande porte foram:
Classificação | Código do aeroporto | Nome do aeroporto | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | RUH | Aeroporto Internacional Rei Khalid de Riad | 86,65% |
2 | HNL | Aeroporto Internacional de Honolulu | 85,45% |
3 | LIM | Aeroporto Internacional de Lima Jorge Chavez | 84,57% |
4 | MEX | Aeroporto Internacional Benito Juarez, Cidade do México | 84,04% |
5 | SLC | Aeroporto Internacional de Salt Lake City | 83,80% |
6 | SCL | Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benitez | 82,84% |
7 | LGA | Aeroporto LaGuardia de Nova York | 82,39% |
8 | MSP | Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul | 82,27% |
9 | IAD | Aeroporto Internacional Washington Dulles | 82,23% |
10 | DTW | Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County | 82,06% |
Os líderes aeroportos de médio porte foram:
Classificação | Código do aeroporto | Nome do aeroporto | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | PTY | Aeroporto Internacional Tocumen do Panamá | 90,34% |
2 | BSB | Aeroporto Internacional de Brasília | 88,19% |
3 | ITM | Aeroporto Internacional de Osaka Itami | 88,18% |
4 | SDU | Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro | 88,17% |
5 | PDX | Aeroporto Internacional de Portland | 84,86% |
6 | SJC | Aeroporto Internacional San Jose Mineta | 84,74% |
7 | AEP | Aeródromo de Buenos Aires Jorge Newbery | 83,30% |
8 | VCP | Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas | 83,26% |
9 | SMF | Aeroporto Internacional de Sacramento | 82,77% |
10 | KWI | Aeroporto Internacional do Kuwait | 81,59% |
Os líderes aeroportos de pequeno porte foram:
Classificação | Código do aeroporto | Nome do aeroporto | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | GYE | Aeroporto Internacional de Guayaquil José Joaquin de Olmedo | 91,38% |
2 | UIO | Aeroporto Internacional de Quito Mariscal Sucre | 90,05% |
3 | CPT | Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo | 89,39% |
4 | SAL | Aeroporto Internacional de El Salvador | 89,33% |
5 | KOA | Aeroporto Internacional Ellison Onizuka Kona | 88,61% |
6 | SVG | Aeroporto de Stavanger | 86,73% |
7 | BOI | Terminal Aéreo de Boise | 86,21% |
8 | NGO | Aeroporto Internacional de Nagoya Chubu Centrair | 85,98% |
9 | FOR | Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins | 85,32% |
10 | SSA | Aeroporto Internacional de Salvador | 85,21% |
Sobre a Cirium
A Cirium® é a fonte mais confiável do mundo de análises de aviação. A empresa oferece dados poderosos e análises de vanguarda para potencializar um amplo espectro de participantes do setor. Ela vem equipando companhias aéreas, aeroportos, empresas de viagens, fabricantes de aeronaves e entidades financeiras com a clareza e a inteligência de que precisam para otimizar suas operações, tomar decisões com informação e acelerar o crescimento de receitas.
A Cirium® é parte da LexisNexis® Risk Solutions, uma empresa da RELX, que fornece ferramentas de análise e decisão com base em informações para clientes profissionais e empresariais. As ações da RELX PLC são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de cotação: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.
Para informações adicionais, siga a Cirium® no LinkedIn ou acesse cirium.com.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250101964059/pt/
Contato:
Para consultas de imprensa sobre a Cirium, envie um e-mail para [email protected]
Fonte: BUSINESS WIRE