As vendas na internet tornaram-se fundamentais para os pequenos negócios durante a pandemia da Covid-19. O que muita gente pensa é que ter uma loja online é a única forma de começar a atuar no mercado digital.
Para desmistificar essas e outras ideias a respeito do comércio eletrônico e dar dicas sobre como dar os primeiros passos online, o Sebrae convidou a gerente de negócios da B2W Marketplace, Mayra Gianoni, para participar da Semana do MEI.
O evento online, que teve início na segunda (10), termina nesta sexta-feira (14). No site do Sebrae é possível acompanhar todas as palestras e dicas para os MEIs.
E-commerce na pandemia
Durante a palestra sobre comércio eletrônico, Mayra Gianoni destacou as várias possibilidades que a internet apresenta para quem quer vender. “Não precisa ter uma loja na internet e não precisa ter uma loja própria para começar a vender pela internet”, afirmou. Segundo ela, neste momento de pandemia, o comércio eletrônico, além de atender as necessidades do cliente que quer se sentir seguro para realizar suas compras, também permite vender para qualquer lugar do país.
Há sete anos no mercado digital, a especialista explicou que recentemente houve uma inversão do cenário para quem quer empreender no digital. Segundo ela, antigamente, o modelo mais comum era começar por uma loja virtual e depois experimentar outros ambientes virtuais. “Hoje, os empreendedores estão testando primeiro outros canais, como redes sociais e marketplaces, antes de ter uma loja virtual ou nem criam uma loja própria”, analisou.
Para esclarecer melhor por onde começar, Mayra apresentou um panorama dos prós e contras do uso dos três principais canais digitais disponíveis para quem quer empreender: loja virtual própria, redes sociais e marketplaces. Segundo ela, os empreendedores precisam ter em mente que não é necessário escolher apenas um canal de vendas. “Eu costumo aconselhar a diversificar seus canais porque o que percebemos, principalmente no ano passado, é que ao escolher apenas um canal o empreendedor fica muito dependente e isso pode limitar suas fontes de receita, caso seja necessário fechar a sua loja física, por exemplo”, explicou.