Dados são do Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta quarta-feira (1/9), que analisou mais 800 cidades com mais de 50 mil habitantes
Barueri foi eleita a 11ª cidade mais inteligente e conectada do país, segundo Ranking Connected Smart Cities, divulgado na manhã desta quarta-feira (1/9). O município atingiu uma nota na classificação geral de 36,147 e subiu duas posições em relação ao ano passado, quando ficou em 13º lugar.
No recorte das cidades da região Sudeste, Barueri conseguiu um resultado ainda melhor, atingindo o 7º lugar no ranking. Já entre aquelas com 100 a 500 mil habitantes, o município angariou a 3ª posição.
Entre os 11 eixos temáticos analisados no levantamento (mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia), o destaque ficou no quesito economia, em que Barueri ficou em 1º lugar, seguido por mobilidade (5º).
Na saúde, importante no ano de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o município barueriense chegou na 13ª posição. Em tecnologia e inovação, a cidade ficou em 19º, governança, 27º, e educação, 28º. Nos quesitos urbanismo e segurança, Barueri alcançou o 36º e 47º lugar, respectivamente.
O Ranking Connected Smart Cities, feito pela consultoria Urban Systems, hoje está em sua 7ª edição e mapeia os locais que possuem maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Para sua elaboração, mais 800 cidades com mais de 50 mil habitantes foram analisadas em 11 eixos temáticos.