Na última semana, foi comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica e Barueri tem atuado de diferentes formas para a recuperação do bioma, que abrange cerca de 15% do território nacional.
Segundo dados da SOS Mata Atlântica, fundação que trabalha na restauração de áreas degradadas, em 2020, o município possuía 476 hectares da mata, o que equivale a 619 campos de futebol. Já em 2021, de acordo com um estudo da gestão barueriense, esse número chegou a 780 hectares, que ocupam 12% da cidade.
Com o objetivo de combater a degradação, a prefeitura atua na fiscalização das unidades da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). A proteção de nascentes nos bairros da Aldeia da Serra e no Condomínio São Fernando, por exemplo, também está no escopo da administração municipal, além de plantios ao longo das vias públicas da cidade.
Mais ações
Além de todas as ações, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente elabora algumas ações de manejo para repor a vegetação e recuperar áreas arborizadas. Atualmente, acontece no Parque Municipal Dom José a substituição de espécies não remanescentes, como eucalipto e pinheiro. por nativas, entre elas, Mirindiba, Pau-Ferro, Pau-Brasil, Jatobá, Grumixama, Saguaraji, Ipê, Angico.