O morador de Barueri, Luan Caio Oliveira Severino, de 25 anos, do Jardim Tupã, está prestes a representar o Brasil no Campeonato Panamericano de Karatê, a ser realizado na Colômbia de 16 a 21 deste mês.
Luan compartilha que seu interesse pelo karatê surgiu através de seu gosto por filmes de luta. “Comecei a treinar karatê aos seis anos, fiz uma pausa entre os 18 e 23 anos, e depois retomei”, diz.
O atleta começou competindo em festivais locais, avançou para campeonatos estaduais e se tornou Campeão Brasileiro. Em 2023, ele obteve a graduação de faixa preta e passou a ministrar aulas nas escolinhas municipais de Barueri, incluindo as unidades Engenho Novo, Silveira, José Corrêa e Imperial.
Luan acumula mais de 20 títulos em campeonatos estaduais e cerca de cinco vitórias em competições nacionais. “Agora estou prestes a representar o Brasil na Colômbia e conto com o apoio da Secretaria de Esportes e da fisioterapeuta Lu Lopes, que tem me auxiliado significativamente a melhorar meu desempenho”.