Os brasileiros estão mais preparados do que nunca para realizarem suas compras nesta Black Friday 2023. Segundo pesquisa publicada pelo Google, as buscas pela data já são 24% maiores do que no ano passado, o que indica clara disposição do consumidor em aproveitar as oportunidades de descontos e promoções do período.
Além disso, a 6ª edição do estudo “Black Friday no varejo brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o aplicativo PiniOn, a partir de entrevista com 703 consumidores em todo o país, mostra que 67% dos brasileiros estão dispostos a gastar até R$1.000 durante o período.
Nesse contexto de consumidores motivados e com orçamentos flexíveis, as empresas estão se preparando para cativar a atenção do público. Seja nas lojas físicas ou nas plataformas online, a Black Friday é o momento perfeito para as marcas estreitarem laços com os clientes, fomentarem a fidelidade e, claro, aumentarem a conversão das vendas.
A seguir, apresentamos as estratégias e as ofertas que algumas empresas prepararam para esta edição da Black Friday, revelando um panorama de que os consumidores podem esperar nesta temporada de descontos:
Pagamento sem atrito – De 6 a 30 de novembro, a 99Pay, carteira digital da 99, promove a campanha ‘Ca$hfriday’, oferecendo uma série de benefícios em cashback nos pagamentos de boletos, à vista ou parcelados, recarga de celular e Pix parcelado, com ganhos que podem chegar a R$1.236. O objetivo é transformar aquela que é uma das principais datas do varejo em uma experiência vantajosa aos 15 milhões de usuários do aplicativo e, ainda, atrair novos clientes para a sua base.
Para dormir com os anjos – A Luuna Sleep, marca pioneira na América Latina no conceito colchão na caixa, terá descontos de até 73% OFF nos produtos do site durante a Black Week, que vai de 20 a 26 de novembro. Além do melhor preço do ano para a compra de colchões, travesseiros, bases de cama e protetores, a marca ainda oferece um cupom de 5% OFF adicional. É a chance do consumidor garantir o Colchão Supreme, mais ergonômico e macio, com 5 camadas de espuma e 32cm de altura. Na versão King, contará com 46% de desconto durante a semana e poderá ser adquirido por R$ 4.274.
Mãos à obra – A startup Juntos Somos Mais, Joint Venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, vai promover ações integradas, com foco no fomento da troca de pontos, por meio do seu programa de fidelidade, o Juntos Somos +, e descontos na Loja Virtual, marketplace B2B para o comércio varejista de construção civil. Para tanto, a marca criou uma landing page promocional para divulgar todos os descontos vigentes durante o período de Black Friday. Até o final de novembro, a empresa almeja bater um recorde de 10 milhões de resgates de pontos em seu programa de fidelidade em um único dia.
Reformas, já! – A Leroy Merlin, uma das maiores redes especializadas em soluções completas para o lar, terá uma estratégia omnicanal para esta Black Friday e proporcionará ofertas de até 80% OFF em todos os seus canais de venda para os consumidores que desejam aproveitar o fim de ano para construir, reformar ou decorar suas casas. Com o mote “sua casa com tudo o que você mais quer”, a campanha, que começa no dia 22 e vai até o dia 27, dispõe mais de 100 mil ofertas nas lojas físicas e mais de 1 milhão nos canais digitais e marketplace. Além disso, os clientes poderão aproveitar o Esquenta Black Friday, iniciado no dia 16, com ofertas no site e aplicativo da rede – por meio de funções como “clique e retire” e “clique e entrega”, eles terão a liberdade de escolher como desejam receber seus produtos. A estimativa, para este ano, é um aumento entre 20% e 30% nas vendas durante a ação.
Mas que beleza! – A Wella Company, empresa líder no mercado profissional de beleza no Brasil, oferece descontos de até 60% durante todo o mês de novembro em seu e-commerce. As ofertas incluem produtos de todas as marcas e englobam linhas de tratamento de cor, reparação, reconstrução, óleos, tratamentos, nutrição e hidratação. Além disso, a Loja Wella terá ofertas relâmpago, com duração de 24 horas, para surpreender os consumidores com descontos maiores em produtos selecionados. A marca também promoverá uma live commerce com descontos exclusivos apresentada pela influenciadora e Wella Lover, Ma Tranchesi e pelo cabeleireiro e Artista Wella, Dudu Kiya.
Bazar do bem – A Black Friday do Unibes Bazar promete ser uma experiência única de compras, reunindo ofertas exclusivas, marcas de prestígio e um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Fundada há 108 anos, a Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social) atende crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A instituição atua para apoiar a educação no contraturno escolar, capacitar para o trabalho e disseminar o interesse pela cultura e desenvolver a independência. De 24 a 29/11, ou enquanto durarem os estoques, a Black Friday do Unibes Bazar vai oferecer descontos de até 50% em uma seleção especial de produtos. Os descontos serão aplicados em três níveis: 25% off, para produtos identificados com canetão azul; 35% off, para os marcados com canetão preto; e descontos de 50% para itens assinalados com canetão vermelho. A marcação de cada canetão pode ser identificada nas etiquetas com o preço das peças. É importante ressaltar que a promoção é válida apenas nas sete lojas físicas do Unibes Bazar espalhadas pela cidade de São Paulo.