No começo deste mês, um projeto de lei foi aprovado em Barueri que criará 182 vagas para táxis no município. A novidade é que cerca de 36 delas, ou seja, 20%, serão para táxis pretos, uma modalidade mais confortável que poderá ter mimos aos passageiros, como wi-fi, frigobar e até tablet.
Entre os locais contemplados com as novas vagas estão os bairros Jd. Silveira, Imperial, Belval, Cruz Preta, Aldeia de Barueri e a região central do município. No total, serão 96 vagas, 19 delas, aproximadamente, poderão ser para táxis pretos. Alphaville e Aldeia da Serra também estão na lista de beneficiados, com 55 e 14 vagas, respectivamente.
Outra novidade é que cinco pontos de táxis serão abertos na cidade, um deles será na Arena Barueri e outro no Ginásio José Corrêa.
Como serão os táxis pretos
Os táxis pretos devem ter motorização de, no mínimo, 150 cv, e ter condições adequadas para acondicionamento de bagagens. Estes não poderão ser do modelo “hatch”, esportivo, sedan ou van pequena.
De acordo com a prefeitura, o valor da tarifa máxima para a prestação de serviço na categoria táxi preto poderá ser até 10% maior do que valor atribuído aos comuns. “Após sanção e publicação da lei, será aberto um Edital de Chamamento para conceder os alvarás de estacionamento. Todo o processo de concorrência (da publicação do edital ao início da
prestação dos serviços) deve levar cerca de 90 dias”.