O Instituto Capim Santo anuncia as inscrições abertas para nova turma que forma profissionais em gastronomia social e sustentável em São Paulo. O Cozinha do Amanhã é uma formação gratuita destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que já formou mais de 7.500 alunos pela cidade de São Paulo, Itacaré, Trancoso e no Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 19/07 e podem ser realizadas através do site (clique aqui).
Nesta edição, a formação conta com o apoio do Instituto Bia Ravinoch, que apoia, de forma filantrópica, profissionais, instituições e projetos no segmento da formação e qualificação profissional em gastronomia. Em São Paulo, as aulas acontecem no complexo gastronômico da Universidade Anhembi Morumbi da Mooca.
Aulas práticas e teóricas
Ao longo dos 13 anos de existência, o Cozinha do Amanhã une uma enriquecedora troca entre alunos, professores e a gastronomia brasileira. São 200h de aulas práticas e teóricas que abordam desde as técnicas mais básicas em gastronomia até algumas mais avançadas, com produção de pratos regionais complexos.
Sempre com olhar para o meio ambiente, a prioridade é a sustentabilidade a partir do controle dos resíduos produzidos em aula, do uso integral dos ingredientes e do desperdício zero de alimentos. A partir destes conteúdos e do desenvolvimento de competências e habilidades importantes para o mundo do trabalho em gastronomia, como postura profissional, boas práticas de manipulação de alimentos e valorização de ingredientes locais, os novos cozinheiros e cozinheiras saem aptos ao trabalho na área de gastronomia, fazendo com que o ICS siga na luta pelo combate às desigualdades sociais e por condições dignas de vida e trabalho.
Acompanhando a evolução dos alunos e o impacto social da formação, cerca de 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários ou empreendedores.
Sobre o Instituto Capim Santo
Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso, Salvador e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Pare com a Fome, a organização já formou mais de 7500 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 750 mil marmitas. Para saber mais, acesse o site.