No ano passado, a Casa do Trabalhador de Barueri, localizada no Ganha Tempo Municipal, registrou um aumento de 23% no número de contratações realizadas pelo órgão em relação a 2016. Os setores que mais contrataram foram os da área operacional e de logística e segurança.
De acordo com o órgão, 1.028 pessoas foram realocadas no mercado de trabalho em funções como de porteiro, vigilante, auxiliar operacional, entre outros. Foram quase 236 contratações a mais do que o registro anterior.
O aumento do número de pessoas que conseguiram um trabalho formal é significante diante dos graves índices de desemprego que o país possui. No entanto, confrontando os dados municipais com os registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a situação no município não é tão animadora.
Segundo o órgão ligado ao Ministério do Trabalho, o número de pessoas contratadas foi quase igual ao número de desligamentos (46,29 % e 45,11%, respectivamente) de janeiro a novembro de 2017. O avanço nos índices de trabalhadores formais foi de apenas 2% em relação a 2016, de acordo com o Caged.
A Prefeitura não possui uma estimativa clara de quantos munícipes estão sem um ofício. Porém, em Barueri o desemprego é mais incidente entre as mulheres, de 45 a 55 anos, pois segundo a administração municipal, a colocação da mulher no mercado de trabalho é ainda custosa. Homens entre 40 e 50 compõem outro grupo que possui grande dificuldade de realocação.
Apesar da crise, há ainda setores que disponibilizam vagas e que não conseguem mão-de-obra. As áreas administrativas e de funções específicas como de torneiro mecânico, auxiliar de contabilidade, operador de empilhadeira, são alguns exemplos de trabalhos que não costumam ter suas vagas preenchidas devido à falta de capacitação.
Endereço: Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro – Barueri, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), da 08h às 17h00, no setor amarelo do Ganha Tempo Municipal