A liminar, concedida nesta quinta-feira (28), atendeu a um pedido do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo
Nesta quinta-feira (28), o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar que suspende o retorno das aulas presenciais em todo o estado, tanto para escolas públicas como privadas. A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo recorreu a decisão nesta sexta-feira (29).
A liminar, concedida pela juíza Simone Gomes, da 9ª Vara da Fazenda Pública, atendeu a um pedido do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e veta o decreto do governo, anunciado em dezembro, que autorizava a abertura das escolas mesmo a piora dos índices da pandemia da Covid-19.
Em sua decisão, a juíza defendeu que as aulas presenciais não sejam retomadas em áreas classificadas nas fases laranja e vermelha (a mais restritiva). Atualmente, sete regiões do estado estão na vermelha e dez na laranja, o que inclui Barueri. Elas devem seguir nessa etapa até o dia 7 de fevereiro.
Em Barueri
Em Barueri, o ano letivo está marcado para começar no dia 8 de fevereiro, com aulas on-line, e no dia 1º de março será o retorno presencial. Essa data foi definida seguindo o Plano Nacional de Imunização, uma vez que a previsão aponta que todo grupo prioritário de risco já esteja imunizado até o início de março, incluindo professores.