17.8 C
Tamboré
quinta-feira, 14 novembro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Por que uma formação cientista de dados é tão importante?

A ciência de dados está entre as profissões mais requisitadas e valorizadas, atualmente

Publicidade • Anuncie Aqui

A ciência de dados está entre as profissões mais requisitadas e valorizadas, atualmente. Não é à toa: com uma formação cientista de dados, você pode trabalhar em diferentes áreas, como no setor financeiro, na saúde, em marketing ou mesmo no varejo.

Em suma, tudo que permita a análise de dados e conte com o apoio tecnológico do Big Data, do machine learning e da IA, entre outras ferramentas, a ciência de dados é relevante.

Mas como entrar nesse campo tão em destaque? Um curso é o mais indicado e, ao longo deste post, vamos explorar as possibilidades de carreira para um cientista de dados e te mostrar como você pode se profissionalizar no ramo em menos de um ano!

O papel fundamental de uma formação cientista de dados na Era Digital

Você sabia que o brasileiro fica, em média, 9 horas e 32 minutos por dia, em média, na frente do computador ou smartphone? Isso é mais da metade do tempo em que estamos acordados.

E sabe o que isso tem a ver com a ciência de dados? Especificamente, estamos falando de 9 horas 32 minutos por dia (em média) em que cada brasileiro gera dados. E é isso o que uma formação cientista de dados pode fazer: colocar você à frente de desafios complexos e impulsionar a inovação em diversos setores a partir da análise de dados.

Pois o trabalho envolve a coleta e interpretação de grandes volumes de dados para extrair percepções valiosas e orientar a tomada de decisões estratégicas. 

Com o avanço das tecnologias e o aumento na geração de dados, a demanda por cientistas de dados qualificados tem crescido. Por isso, você deveria considerar cursos capazes de atender a essa demanda e preparar para as futuras tendências.

Imagem: Freepik

O perfil em ciência de dados: funções e responsabilidades

Ao fazer um curso de cientista de dados, prepare-se para assumir tarefas diversificadas, mas que têm em comum o apoio da análise de dados em diferentes áreas.

Agora, se você ainda não faz ideia sobre o que faz um cientista de dados, reunimos suas funções, cargos e responsabilidades:

  • Cientista de dados, aquele que coleta, processa e analisa dados e que também pode desenvolver modelos preditivos e algoritmos de machine learning;
  • Engenheiro de dados, que é quem constrói e mantém infra estruturas de dados;
  • Analista de dados, aquele que interpreta e identifica tendências e padrões;
  • Arquiteto de dados, que se responsabiliza por projetar estruturas de dados e sistemas de armazenamento e também definir políticas e estratégias de gerenciamento de dados;
  • Especialista em Business Intelligence (BI), que coleta dados de diferentes fontes para relatórios de inteligência de dados — muito comum no marketing, por exemplo;
  • Consultor de ciência de dados, que é quem fornece expertise e aconselhamento em projetos de dados, além de desenvolver soluções personalizadas para clientes (algo muito relevante no varejo, inclusive).

Ferramentas essenciais para cientistas de dados

Além de entender o que faz um cientista de dados, nós podemos explicar como isso tudo é feito. Afinal, os cientistas de dados têm um arsenal tecnológico ao alcance para garantir que o direcionamento estratégico das informações sejam os mais assertivos.

Como é o caso da linguagem de programação Python e suas bibliotecas específicas para a análise de dados, como a Pandas. Além disso, todo tipo de estatística e suas respectivas ferramentas podem ser muito, muito úteis no dia a dia do cientista de dados.

Sem falar no Git e GitHub para o controle de versão e colaboração. A primeira permite o rastreamento de mudanças no código e dados, enquanto a segunda oferece uma plataforma para o compartilhamento e a revisão de código entre equipes.

Também podemos citar SQL (Structured Query Language) para a coleta e armazenamento de dados ou, até mesmo, os testes A/B para ter um meio de comparação com duas ou mais variáveis para determinar qual é mais eficaz.

Outras ferramentas podem ser relevantes, dependendo de cada cargo e responsabilidade, e é por isso que um curso de cientista de dados pode ser tão importante para a sua carreira — um direcionamento amplo para que você saiba, exatamente, o que usar e quando usar.

Competências adicionais: a importância das soft skills

Acha que a ciência de dados se resume às linguagens de programação? Existem outras competências valiosas, e para diferentes áreas, para quem busca uma formação como cientista de dados — as soft skills (também conhecidas como habilidades comportamentais).

Abaixo, reunimos algumas que não podem faltar para o seu perfil:

  • comunicação eficaz, para apresentar resultados de forma clara e compreensível para diferentes públicos;
  • Pensamento crítico para avaliar e interpretar dados e, a partir disso, identificar padrões, tendências e anomalias;
  • Resolução de problemas de forma criativa e eficiente;
  • Trabalho em equipe, já que o cientista de dados colabora com outros profissionais para alcançar objetivos comuns;
  • Adaptabilidade para novas tecnologias, ferramentas ou metodologias;
  • Ética e integridade. Ainda mais, na coleta, análise e no uso de dados, garantindo a privacidade e segurança das informações.

Indústrias em crescimento: onde os cientistas de dados são mais necessários

Alguns setores em crescimento estão em alta porque cientistas de dados são altamente demandados. É o caso da saúde, educação, varejo, e-commerce, setor público, energia, entretenimento, manufatura, agricultura e o setor financeiro.

São apenas alguns exemplos, já que muitos outros segmentos são igualmente importantes e beneficiados com a ciência de dados. E, mesmo que sejam tão diversificados entre si, essas responsabilidades mostram o valor da atividade para impulsionar a inovação, a eficiência operacional e a tomada de decisões estratégicas, criando uma demanda crescente por profissionais qualificados no ramo.

Dicas para se destacar no campo de ciência de dados

Já falamos, ao longo deste artigo, que uma formação é indispensável para a profissão, certo? E você pode alcançar esse objetivo hoje mesmo com a TripleTen!

Afinal de contas, o esse bootcamp foi preparado para que você aprenda, em menos de 1 ano, do básico ao avançado em programação — como desenvolvedor web, cientista de dados ou analista de dados e QA.

Isso tudo em uma plataforma 100% digital e da qual você não precisa fazer nenhum download para estudar e testar, na prática, seus conhecimentos.

Mas calma que fica melhor: os cursos acima citados da TripleTen possuem certificados reconhecidos pelo MEC e emitidos pela União Brasileira de Faculdades (UniBF) aos estudantes com uma graduação completa em seus currículos.

Comece hoje mesmo, e com um bom desconto! Com o cupom FUTUROBR30 você tem 30% de desconto na matrícula do curso de cientista de dados da TripleTen Brasil!

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também