É boato o anúncio do fechamento da Escola Estadual El Salvador, no bairro Jardim Reginalice, em Barueri. A declaração é da dirigente regional de Itapevi, Keise Portela dos Santos. A educadora, responsável pelas unidades estaduais na região, garantiu que não há planos para o fechamento dessa unidade, “nem outro qualquer colégio no município”.
Professores da E.E. Salvador, que não querem ser identificados, informaram à reportagem do JB que receberam avisos da direção regional que as atividades na unidade seriam encerradas. A escola funciona em unidade compartilhada com o município, a Emef Gilberto Florêncio.
Diante da informação, os estudantes se mobilizaram nas redes sociais e iniciaram abaixo-assinado virtual, reivindicando o funcionamento da unidade. Na manhã desta terça-feira (21), os alunos realizaram ainda uma manifestação dentro da Câmara de Barueri, em busca de apoio.
Procurada, a Secretaria da Estadual da Educação, por intermédio da dirigente de ensino da região de Itapevi, informou que desconhecia qualquer informação referente à mudança no funcionamento da unidade. “Garanto que a escola não será fechada. Também não há planos para o fechamento de unidades escolares de Barueri”, esclarece.
Ainda segundo Keise, todos os anos, a secretaria realiza um estudo de demanda as escolas, verificando os atendimentos, número de alunos e períodos. “Visamos sempre atender a comunidade naquilo que ela necessita, vendo a necessidade também do aluno trabalhador, como nessa escola”, disse.
Três períodos
Atualmente, a E.E El Salvador oferece aulas para turmas de Ensino Médio em três períodos: matutino, vespertino e noturno. Estudantes do bairros Chácara Marcos, São Luiz, Tupanci, Pindorama, Jardim Esperança, Cruz Preta, Vila Boa Vista, Jardim Morelato, São Silvestre, Jardim Paraíso e Jardim Graziela também são atendidos pela unidade.