Nesta quinta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água. Em Barueri, a data será celebrada através de dois eventos realizados por meio da parceira entre as secretarias da Educação e de Recursos Naturais e Meio Ambiente. As ações visam conscientizar a população sobre o uso e desperdício da água.
Alunos de nove escolas da rede municipal assistirão a uma peça de teatro e farão uma caminhada em uma área de recuperação ambiental no Parque Municipal Dom José. A outra ação integra a V Conferência Nacional Infantojunvenil pelo Meio Ambiente. Como etapa preparatória para o evento nacional, as escolas realizarão suas próprias conferências, cujo tema central é “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.
Despoluição
De acordo com a administração municipal, houve nos últimos meses uma avanço significativo na despoluição do córrego dos Alpes, localizado próximo ao aterro municipal. Após ser recuperado ambientalmente e por receber muitos afluentes, o local voltou ater águas limpas e inclusive pequenos peixes.
Para evitar o lançamento de esgotos domésticos e efluentes irregulares, a Prefeitura e a Sabesp fiscalizam e multam imóveis, conforme a Lei 1892/09. Segundo dados revelados ao Jornal de Barueri, no ano passado, 1790 imóveis foram notificados para regularizar a sua situação. Para a administração, o maior desafio da cidade é é fazer a ligação dos coletores-tronco ao sistema de tratamento.