A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, inaugura em Barueri seu mais novo curso: medicina. O início das aulas é a partir do primeiro semestre de 2025 e as inscrições (clique aqui) para o vestibular começaram em 2 de outubro e vão até 7 de novembro. As provas acontecem em duas fases: a primeira, 14 de novembro; e a segunda, que é a etapa das entrevistas, nos dias 28 e 29 de novembro. A mensalidade é de R$ 11.000.
O reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, classifica a chegada da nova graduação como “um sonho pensado por muitos anos”. “Há uma tradição muito forte nos campos de Engenharia e Arquitetura, e também no Direito, com uma excelência muito grande, mas nunca nos esquecemos da Saúde. No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Higienópolis, temos os cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição e Psicologia, que contam com laboratórios e clínicas extraordinários, mas sempre faltou a Medicina”, destaca.
O início do curso de Medicina no Mackenzie Alphaville, que já possui as graduações de Direito, Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, consolida a instituição como referência e um importante polo educacional na zona Oeste da Grande São Paulo, uma área estratégica. “É uma região em expansão, com grandes conglomerados empresariais, a cada dia se constrói mais condomínios; a área do Mackenzie em Barueri é imensa, são 70 hectares que a instituição tem e há uma série de possibilidades de expansão dos nossos serviços”, ressalta o reitor.
Com investimento inicial de R$ 42 milhões para a reestruturação do prédio recém-inaugurado, a área laboratorial, inovadora e tecnológica, também recebeu atenção, com aplicação de recursos da ordem de R$ 17 milhões. O espaço compreende salas com laboratórios 3D; laboratórios de simulação realística; laboratórios de média e baixa complexidade; laboratórios de bioquímica; salas de apoio; cenários de habilidades médicas; e enfermaria.
Para o curso, a UPM disponibilizará aos estudantes equipamentos simuladores, que são corpos robotizados de homens, mulheres, gestantes, crianças e bebês, com diversas possibilidades de simulação de intercorrências médicas, procedimentos cirúrgicos, tipo laparoscopia, além das sofisticadas peças plastinadas, com partes anatômicas do corpo como tórax completo, quadril e diversos órgãos. As estruturas plastinadas fazem parte de um método desenvolvido na Alemanha que consiste na preservação corporal que mantém a anatomia do organismo em formato muito semelhante à aparência em vida, incluindo possíveis patologias, facilitando o aprendizado.
Projeto pedagógico
O projeto pedagógico é arrojado e separado em módulos: conhecimento médico, profissionalismo, prática do sistema de saúde, cuidados com o paciente, aprendizado, pesquisa e inovação, comunicação e interação e identidade institucional. As aulas acontecerão em um formato de ensino dinâmico e transversal em que os alunos poderão ser submetidos a situações-problema, além de atividades em ambiente controlado e processos avaliativos, como OSCE (avaliação prática para medir o desempenho clínico dos estudantes, capacidade de comunicação e tomada de decisão).
Segundo o professor Jan Carlo Delorenzi, diretor do CCBS da UPM, Unidade Acadêmica à qual a Medicina está vinculada, o curso se destaca também por oferecer diferenciais multidisciplinares. “Durante a formação, o estágio obrigatório, chamado de internato médico, acontecerá em cinco semestres, começando no oitavo período; esse é um grande diferencial de nosso curso, permitindo que os estudantes entrem mais cedo na vivência do ambiente hospitalar; além disso, toda tecnologia embarcada de qualidade e aulas específicas em conjunto com alunos de outros cursos da área de saúde, para uma vivência multiprofissional, permitirá aos alunos do curso de medicina uma experiência ímpar, possibilitando a formação de profissionais ainda mais qualificados e sensíveis à realidade social”.
Composto por professores com sólida formação acadêmica e vasta experiência nas mais diversas áreas da medicina, os docentes são profissionais atuantes em hospitais, clínicas e centros de pesquisa, com nomes que são referências em educação médica, destacando-se como pioneiros na implementação de metodologias ativas, como o TBL (team based learning).
Durante a estruturação do curso de Medicina, uma das preocupações da UPM foi manter o DNA mackenzista de participação e prestação de serviços à comunidade, detalha Anaor Carneiro, diretor do campus Alphaville. “A instituição buscou reforçar seus laços com o poder público e, por meio de parcerias com Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco e Carapicuíba, a parte prática dos graduandos acontecerá, desde o primeiro ano, em equipamentos públicos de saúde dessas cidades, formando profissionais que estejam atentos e em sintonia aos cuidados com o ser humano e o bem-estar da população”, declarou Anaor.
Confiante nos desafios que estão por vir, o reitor não descarta parcerias futuras com hospitais particulares, empresas do setor privado e outros atores sociais que contribuam para levar o curso a um patamar de destaque no país, mas ressalta a necessidade de trabalhar em prol da comunidade. “Nós temos um compromisso social muito grande e o foco é na excelência e na qualidade da formação dos médicos, pensando no benefício social”, finaliza Marco Tullio.
Serviço
Vestibular Medicina Mackenzie Alphaville 2025
Inscrições abertas: até 7 de novembro
Datas: 1ª fase em 14 de novembro; 2ª fase nos dias 28 e 29 de novembro
Inscrições: clique aqui
Edital: clique aqui