Nesta sexta-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira 2021, um termômetro criado em 2007 pelo para medir a qualidade do ensino público e privado no país. O índice vai de 1 a 10, quanto mais próximo de dez, melhor.
Barueri conquistou uma média mais alta do que a nacional, considerando as escolas municipais. Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, justamente na etapa em que as crianças enfrentaram dificuldades nos processos de alfabetização à distância, o Ideb nacional foi de 5,8, enquanto na cidade foi de 6,4.
Nos anos finais do ensino fundamental, no país a avaliação foi de Ideb 4,2, enquanto o município anotou 5,7. A taxa de aprovação dos alunos em Barueri, quando analisado o período da 1ª até a 4ª série, em relação as escolas municipais, foi de 98,1.
Como é calculado o índice
Em uma escala de 1 a 10, o Ideb cruza a taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino); notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.