Alunos da rede municipal de Barueri já estão começando a ter educação financeira no plano de aulas. Segundo a administração municipal, o tema tem sido abordado por intermédio de alguns conteúdos específicos nas aulas de matemática.
A educação financeira como um tema transversal foi uma das novas medidas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BCNN) do Ensino Fundamental. Aprovado no fim do ano passado, o plano prevê mudanças nas diretrizes dos currículos das redes municipais, estaduais e federais de ensino, tanto nas escolas públicas quanto particulares.
A inserção do tema visa a compreensão, a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidade dos alunos, de acordo com o Ministério da Educação. As escolas da rede têm até dois anos para adequar-se à BCNN.
Planejamento
De acordo com a Prefeitura de Barueri, gestores das escolas da cidade têm realizado encontros semanais para a discussão de como implantar a outras diretrizes do plano. “É importante que antes da implantação todos os educadores estejam por dentro do assunto”, disse a gestão em nota.