O Governo do Estado de São Paulo premiou, nesta terça-feira (25), no Memorial da América Latina, 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças. Barueri foi um dos contemplados. A cidade foi condecorada duas vezes porque também recebeu a premiação pelo avanço na Avaliação de Fluência Leitora.
O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.
O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024. O investimento total na premiação e contratos futuros com plataformas que beneficiarão também os municípios é de R$ 80 milhões, sendo R$ 19,2 milhões para 30 municípios da RMSP, Barueri entre eles.
“O que tem de mais moderno em termos de política social? O que pode ser mais definitivo quando a gente pensa em superação da pobreza? A resposta é o investimento na primeira infância. É pensar nas ferramentas para preparar esses jovens para o futuro. Aqueles municípios que têm os melhores resultados em termos de alfabetização são também os com melhores resultados nas avaliações do Ensino Médio. A correlação é perfeita. Está claro qual caminho devemos seguir: a alfabetização na idade certa”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
O secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, expressou grande satisfação com as conquistas, ressaltando a relevância do prêmio para a cidade. “Estou muito feliz. Um dia antes da comemoração de aniversário de Barueri, esse com certeza é um grande presente para todos nós”.