Alunos da rede pública de ensino de Barueri tiveram um bom desempenho nas provas de linguagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A diferença nas médias gerais entre as instituições privadas e públicas da cidade ficou em apenas 7,5%.
Com base nas médias das escolas do município, fornecidas pelo jornal Folha de S. Paulo, que fez um ranking de desempenho das unidades de educação de todo o país no último Enem, o JB comparou as médias de 18 escolas de Barueri, sendo que seis são privadas e 12 púbicas.
Nas provas de linguagens, onde são verificados conhecimentos de língua portuguesa e estrangeira (inglês ou espanhol), as escolas particulares têm juntas uma média de 581,06. O número é apenas 43 pontos a mais do que o obtido pelas unidades de ensino públicas, que atingiram 537,44 juntas.
Superação
Segundo a diretora de gestão das unidades de ensino da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), Cláudia Zanelato, foi observado em 2016 que a maior dificuldade dos alunos da instituição se dava nas áreas de matemática e ciências da natureza. Porém, projetos foram implantados, ajudando na superação de problemas nas disciplinas.