Os alunos do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, participaram de uma sessão simulada na Câmara de Vereadores de Barueri e apresentaram Projetos de Lei (PL) desenvolvidos por eles durante o semestre, a partir de pesquisas realizadas com base em situações cotidianas do município.
A partir de um componente curricular, os estudantes levantaram os problemas reais mais recorrentes na cidade e que impactam a vida da população, transformando os resultados dessas pesquisas em vários projetos de lei, com possibilidade de solucionar as demandas locais.
Os temas dos projetos foram cursinho pré-vestibular gratuito; manutenção e revitalização de áreas comuns da cidade; faixas azuis para motociclistas; eficiência energética em prédios públicos; e aplicativo para agilizar fila de espera e triagem em postos de saúde.
Segundo a professora Telma Rocha Lisowski, orientadora no projeto, a atividade de extensão consolida a formação dos estudantes, já que eles traduzem o ensino de sala de aula em práticas reais. “Nesse projeto, os alunos têm a oportunidade de enxergar o direito sob um ângulo diferente, a partir da perspectiva da sociedade”.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.