Estudantes dos 9º anos da Emef Ivany Maria Paes, do bairro Jardim dos Camargos, participaram no sábado (12) do desafio internacional Technovation Challenge, em São Paulo. O concurso analisa aplicativos desenvolvidos por meninas do ensino fundamental e médio que busquem solucionar problemas de ordem social.
Apesar de não terem conseguido avançar para a próxima fase, que é na cidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a experiência “foi importante para que as alunas pudessem utilizar a tecnologia além do contexto das redes sociais”, de acordo com o professor Paulo Ricardo, que leciona a disciplina de informática e orienta a criação dos projetos.
Em entrevista ao Jornal de Barueri, o professor afirmou que tanto o processo criativo como o desenvolvimento da plataforma digital é feito pelas próprias estudantes durante atividades nos contra turnos. “Primeiramente as alunas planejam no papel o protótipo do aplicativo, depois aprendem a parte da programação em uma plataforma de código aberto originalmente criada pela Google, e atualmente mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT)”.
Três aplicativos da Emef foram selecionados para o concurso: o “Enviroment”, das alunas Joice Caroline, Samara Cristine, Kailane Silva, Thais Martis e Thaiza Torres, que traz sugestões e mecanismo de como preservar o meio ambiente e ter atitudes sustentáveis; o “Star Quis”, da Michele Vitória, que consiste em uma plataforma com perguntas de diversas disciplinas; e o “Godshap”, da estudante Giulia Carla, que fornece dicas para as pessoas manterem uma vida saudável.
Tecnologia e educação
De acordo com Paulo, a inserção da tecnologia no ambiente educacional é fundamental, uma vez que a mesma vai muito além das plataformas de sociabilidade, podendo ser uma grande ferramenta para o aprendizado. “Todos docentes necessitam orientar e propor projetos em que a tecnologia seja aliada da educação, seja através de criação de aplicativos, de aulas digitais, de forma que os alunos compreendam os benefícios que isso pode trazer para a área. A verdadeira Tecnologia Educacional”, explica.