Barueri atingiu a marca de 1,3 mil empresas abertas, de janeiro até abril deste ano. Os dados são da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE).
No primeiro quadrimestre do ano passado, foram registradas novas 1.152 empresas no município. Na comparação, houve um aumento de 13,8% em 2022.
Atividades
Segundo a JUCESP, o segmento que lidera o número de novos CNPJs na cidade é o de atividades profissionais, científicas e técnicas (16,91%), seguido por comércios, reparação de veículos automotores e motocicletas (16,68%). Em último lugar, aparece empresas ligadas a serviços domésticos, com apenas 0,08%.
O cenário é semelhante ao identificado no Estado de São Paulo. De janeiro a abril de 2022, os setores que mais registraram processos de constituições analisados e deferidos no Estado foram comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (26,87%) e atividades profissionais, científicas e técnicas (12,39%).
Estado de São Paulo
O Estado de São Paulo anotou o número recorde de abertura de empresas nos primeiros quatro meses do ano, com 94.043 CNPJs. É o melhor desempenho do período já registrado nos últimos 24 anos, superando os 88.618 novos empreendimentos computados no primeiro quadrimestre de 2021 – até então o melhor.