No dia 27 de janeiro de 2024, às 21h, o Centro de Eventos de Barueri (Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672) recebe o espetáculo “A Luta”. Os ingressos custam R$45 mais taxa de serviço e podem ser comprados pelo site.
Amaury Lorenzo foi premiado como melhor ator na TV, pelo seu papel como Ramiro novela “Terra e Paixão “e no Teatro por dar vida a “Antônio Conselheiro”, uma dobradinha de prêmios para o ator no mesmo ano.
A Luta
Com direção de Rose Abdallah e dramaturgia de Ivan Jaf, A Luta é um monólogo teatral baseado na terceira parte do livro Os sertões, de Euclides da Cunha (1866-1909), que transforma o ator em um rapsodo que conta as batalhas ocorridas em Canudos, em 1896, entre os homens e mulheres chefiados por Antônio Conselheiro e as forças militares da República, recém-proclamada no Brasil (1889).
Da mesma maneira que os rapsodos cantavam a Ilíada e a Odisseia de Homero, mantendo essas longas epopeias vivas pela fala e a memória, antes de poderem ser escritas, pode-se imaginar a Guerra de Canudos, segundo a visão de Euclides da Cunha, sendo narrada por um “contador de História” diante de uma plateia. Um só ator, usando a fala e o corpo, conta as sucessivas investidas do exército brasileiro contra o arraial e a reação de seus habitantes.