24.4 C
Tamboré
terça-feira, 15 abril 2025
Publicidade • Anuncie Aqui

Sabesp inicia obras do IntegraTietê e prevê melhorias na estrutura da ETE Barueri

Publicidade • Anuncie Aqui

Para avançar na meta de universalização do saneamento, a Sabesp deu início a 31 grandes obras do projeto IntegraTietê na capital e na Grande São Paulo, que vão instalar a infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto em 12 cidades, entre elas Barueri, que receberá melhorias na estrutura de sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) (Leia mais abaixo).

Outras 17 frentes terão início ainda em abril. Com isso, cerca de 2,3 milhões de paulistas passarão a ter o esgoto tratado, o que vai garantir mais saúde, qualidade de vida e rios mais limpos. Com um investimento total de R$ 9 bilhões, a conclusão da primeira fase do programa está prevista para setembro de 2027.

Na capital e na Grande São Paulo, são 42 conjuntos de obras lineares, que incluem a instalação de novas tubulações e estações de bombeamento, além da ampliação de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), totalizando assim 48 contratos assinados para a primeira fase do programa.

As obras já iniciadas vão beneficiar diretamente os moradores da capital paulista e de sete cidades da Grande São Paulo: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, São Bernardo do Campo e Suzano. As demais construções vão contemplar Barueri, Diadema, Ribeirão Pires e Santo André.

Esse conjunto de investimentos consiste na instalação de tubulações subterrâneas e bombas que vão captar o esgoto dos imóveis e transportá-lo por quilômetros até as estações de tratamento, e permitir que o material seja despoluído e depois devolvido à natureza. Serão implantados, aproximadamente, 1.100 quilômetros de tubos, o equivalente à distância da cidade de São Paulo até o município de Porto Seguro, Bahia. Algumas dessas tubulações chegam a ter diâmetro de 1.800 mm, ou 1,80 metro – o suficiente para uma pessoa andar dentro dela.

A estimativa é que sejam tratados mais 15 mil litros de esgoto por segundo. É uma vazão capaz de encher uma piscina olímpica em 2 minutos.

Universalização

“As obras do IntegraTietê fazem parte do nosso plano maior, que é o da universalização. Queremos que todos os paulistas tenham qualidade de vida, saúde e dignidade”, afirma Roberval Tavares, diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp.
 

Ampliação e modernização do tratamento de esgoto

Dentro do programa IntegraTietê, a Sabesp realizará um investimento de quase R$ 3 bilhões na ampliação e modernização de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

As unidades que serão contempladas com as melhorias incluem a ETE Barueri, as ETEs Bonsucesso, São João e Várzea do Palácio, em Guarulhos; além da ETE São Miguel, na capital paulista. As obras estão previstas para começar em abril. Já a ETE Parque Novo Mundo, em São Paulo, está em andamento desde novembro de 2024.

A ETE Barueri, em operação desde 1988, passará por melhorias nos sistemas e renovação de ativos, com previsão de ampliação futura. A Estação de Tratamento de Esgoto no município atende mais de 10 milhões de habitantes.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também