Pular para o conteúdo
Cotidiano

Câmara aprova rede de apoio a idosos em Barueri

A Câmara Municipal de Barueri aprovou o Programa Vizinhança Amiga do Idoso, que estimula moradores e comerciantes a formar redes de apoio a pessoas com mais de 60 anos.

Plenário da Câmara Municipal de Barueri durante sessão legislativa em que foi aprovado o Programa Vizinhança Amiga do Idoso
Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri — via Câmara Municipal de Barueri · Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

A Câmara Municipal de Barueri aprovou, na sessão de terça-feira, 11 de agosto de 2026, o Programa Vizinhança Amiga do Idoso, que passa a incentivar moradores, comerciantes e lideranças comunitárias a formar redes de apoio voluntárias para pessoas com mais de 60 anos na cidade.

O programa foi instituído pelo Projeto de Lei 21/2026 e tem como objetivo ampliar a integração social dos idosos, fortalecer vínculos comunitários e ajudar a identificar situações de risco como abandono, negligência, violência, insegurança alimentar e problemas de saúde.

O que prevê o Programa Vizinhança Amiga do Idoso

De acordo com o texto aprovado, a rede de apoio deve estimular moradores, comerciantes e lideranças locais a colaborar na proteção de pessoas idosas, além de incentivar denúncias aos órgãos públicos competentes em casos de maus tratos. O programa também prevê o uso dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Barueri para divulgar atividades, programas e serviços voltados à terceira idade.

Parcerias ampliam o alcance da iniciativa

Para colocar o programa em prática, a Prefeitura de Barueri poderá contar com a colaboração de instituições públicas e privadas, além de atuar em conjunto com conselhos municipais, associações de bairro e entidades que atuam na defesa dos interesses da pessoa idosa.

O autor da proposta, vereador Thiago Rodrigues (PSB), destacou a urgência da medida diante do envelhecimento da população. "Sabemos que nosso país está em um processo de envelhecimento, e cada vez mais teremos gente da terceira idade em nosso convívio. Então precisamos olhar com cuidado, carinho e atenção para essas pessoas", afirmou o parlamentar durante a sessão.

Barueri já tem outras iniciativas de proteção à terceira idade

O novo programa se soma a outras ações que Barueri promoveu neste ano voltadas à proteção da população idosa, como a Semana Violeta, com palestras sobre violência contra idosos, e o bazar solidário que reuniu voluntários para ações em prol da terceira idade. A cidade também registrou casos que reforçam a preocupação do poder público com a segurança da população idosa, como o de um casal preso por aplicar golpe de estelionato contra um idoso no Centro de Barueri.