A Enel Distribuição São Paulo divulgou o balanço para os primeiros seis meses do ano de 2023 das ações do Ecoenel, programa que concede desconto na conta de luz dos clientes mediante a troca de resíduos recicláveis como papel, plástico, metal e vidro. No período de janeiro a junho, por meio de ações do programa realizadas na região da Grande São Paulo, a concessionária beneficiou mais de 8,6 mil clientes e concedeu mais de R$ 570 mil em bônus. Além disso, colaborou para evitar a emissão de 4,5 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Também possibilitou a economia de mais de 6 mil MWh de energia, o suficiente para abastecer mensalmente cerca de 2,9 mil famílias por um ano. Além disso, o Ecoenel contribuiu para a preservação de 12,3 mil árvores, por meio da reciclagem de papel.
Em Barueri, os clientes podem ir até o ecoponto no município e solicitar o desconto na conta de luz mediante a troca de resíduos recicláveis como papel, plástico, metal e vidro no espaço que fica na Av. Marginal Direita (s/n), ao lado da UBS, no Jardim Paulista. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h.
Como participar
Para aderir ao programa, basta que o cliente apresente a conta de energia e um documento com foto em um dos pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Após o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos limpos e pré-separados por tipo de material até o ponto de sua preferência.
No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia do cliente ou de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
Consulta dos bônus
O cliente pode consultar seus bônus, os endereços dos ecopontos e checar o valor de cada resíduo no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.
“Nosso objetivo é que os clientes tenham uma consciência ambiental cada vez maior sobre a importância da reciclagem de materiais e que possam economizar na conta de luz. Desta forma, elas podem encaminhar os materiais separados e limpos, e nós encaminhamos para o processo de reciclagem.”, afirma a responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange Mello.