A Prefeitura de Barueri divulgou no Diário Oficial desta quarta-feira (16) um aviso de licitação para a concessão pública do Estádio Orlando Baptista Novelli, popularmente conhecido como Arena Barueri, no Jardim Belval.
As empresas têm até o dia 13 de setembro para demonstrar interesse em participar do processo.
De acordo com o comunicado oficial, a concessão abrangerá a modernização, operação, manutenção e administração do estádio.
A administração municipal destacou que essa iniciativa está alinhada com as tendências de gestão pública e visa otimizar recursos, possibilitar maior investimento na infraestrutura, promover um maior número de eventos, aumentar a movimentação na cidade e impulsionar o comércio local.
Em fevereiro deste ano, a Câmara Municipal de Barueri aprovou o Projeto de Lei 104/2022, proposto pelo prefeito Rubens Furlan, que trata do assunto.
O projeto estabelece um prazo máximo de 35 anos para a exploração do estádio e determina que a empresa vencedora da licitação seja incentivada a promover atividades esportivas e culturais no município, além de investir em aprimoramentos no complexo esportivo.
Justificativa
Segundo o prefeito Rubens Furlan, no Projeto de Lei 104/2022, que autoriza a operação, ela é complexa, mas foi criteriosamente estudada e está sendo levada cuidadosamente a efeito tendo como principal objetivo continuar assegurando a ampla disponibilidade de jogos e outros serviços que podem ser ofertados no estádio. “Ainda com a contrapartida de liberar espaço no orçamento da cidade para investir em outras áreas”, justificou Furlan.
A Arena
Inaugurado em 1996 e reinaugurado em 2007 após uma completa reconstrução, o Estádio Municipal Orlando Baptista Novelli é a mais moderna arena esportiva da região, com capacidade para mais de 30 mil espectadores.
Atualmente, é usada nos jogos do Oeste Barueri e também palco de decisões de campeonatos amadores da cidade, além de receber eventos religiosos e culturais.