Neste sábado (11), a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realizará o mutirão de combate à dengue no Parque Imperial. As equipes percorrerão as ruas Nelson Gonçalves, Cristóvão Colombo, Di Cavalcante, Henrique Dias e José do Patrocínio, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h. A cidade anotou mais de 4.500 casos da doença em 2024, segundo o Painel de Monitoramento da Dengue, do Governo do Estado.
A ação visa orientar os munícipes a evitar e recolher recipientes que possam represar água e, assim, se tornarem ambientes propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças como a chikungunya, zika e a febre amarela urbana.
O município aumenta a vigilância e os trabalhos de prevenção nas casas e na cidade nesta época de verão, estação de temperaturas elevadas e de chuvas torrenciais, muito favorável à reprodução do mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, 75% dos focos de dengue estão dentro de casa.
Frente contra a dengue
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a pasta trabalha para conter o avanço da doença. “Há municípios que já estão com aumento elevado de casos, e nós estamos trabalhando preventivamente para reforçar a vigilância. Isso significa envolver cada cidadão, seguindo as orientações do Ministério, como dedicar 10 minutos semanais para eliminar focos do mosquito em casa”.
Sintomas
Os sintomas da dengue geralmente surgem entre 4 e 10 dias após a picada do mosquito infectado e podem variar de leves a graves. Os sinais mais comuns incluem febre alta de início abrupto; dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, diarreia, náuseas e vômitos, dor nas costas, manchas vermelhas na pele (exantema) e conjuntivite. Em casos mais graves, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes.
Ajuda e Combate
Assim que aparecerem os sintomas, é preciso buscar o serviço médico. Em Barueri, a população dispõe das Unidades Básicas de Saúde (UBS), prontos-socorros ou hospitais como o Hospital Municipal de Barueri (HMB) ou o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes. .
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com com a Divisão Técnica de Controle de Vetores/ DTCV – Combate à Dengue, localizada na rua Anhanguera, nº 200, no Centro ou através dos telefones (11) 4198-5679 e (11) 4198-0424 ou do e-mail: [email protected].