As cenas de duas professoras do maternal da rede de ensino de Barueri, uma falando ao telefone e alheia aos atos da colega ao lado, que tratava as crianças que estavam sob sua responsabilidade com gestos bruscos, pegando os pequenos pelos braços, nesta quinta-feira (21), causou revolta nos leitores do Jornal de Barueri, que enviaram o vídeo repetidamente à redação.
As imagens, foram gravadas por uma câmera de celular, na Escola Municipal Maternal Professora Maria Dolores Zendron Penteado, no Engenho Novo.
Diante da repercussão, por volta das 15h de quinta-feira, o secretário de Educação da cidade, Celso Furlan, publicou nota nas redes sociais da pasta falando sobre “posturas inadequadas e inadmissíveis”. “Assim que o material chegou ao conhecimento da Secretaria de Educação de Barueri, as profissionais foram identificadas e o pedido de afastamento das funções foi imediato. Para apurar os fatos já está em andamento a abertura de um processo administrativo para as penalidades cabíveis por Lei”.
A nota diz ainda que a “Secretaria de Educação repudia todo e qualquer tipo de tratamento e postura profissional junto à comunidade escolar que não estejam em acordo com as práticas pedagógicas e éticas da profissão”.
A informação oficial termina ressaltando que o “nosso trabalho é pautado pelo respeito, amor, carinho e dedicação aos nossos mais de 64 mil alunos. Estamos atentos”. A pasta ainda se colocou “à disposição para prestar toda assistência necessária”.