20.2 C
Tamboré
sexta-feira, 22 novembro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Jovem de Barueri conquista pela 2ª vez medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Astronomia

Publicidade • Anuncie Aqui

Paulo Henrique dos Santos Silva, de 17 anos, morador de Barueri e ex-aluno do Objetivo Alphaville (atual Objetivo Integrado, localizado na capital), conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que aconteceu na Polônia. Participaram da competição 238 estudantes de 53 países participantes.

Em 2022, Paulo também trouxe o ouro para o Brasil. Em menos de um mês, ele subiu ao pódio duas vezes por conquistas de medalhas em olimpíadas internacionais.

Em julho, ele recebeu a prata na Olimpíada Internacional de Física, no Japão. Paulo estudou no Objetivo Alphaville do 6º ao 9º ano. “Ingressou no colégio pelo que chamamos de Desafio, uma prova que avalia os conhecimentos, podendo render descontos (caso dele à época 90%). Graças ao excelente desempenho, no Ensino Médio, foi transferido para o Integrado, na Avenida Paulista”, contou a instituição educacional.

“Conquistar medalha de ouro numa das competições mais prestigiadas do mundo é a recompensa de um longo processo de preparação. É emocionante lembrar de todas as aulas assistidas, das questões resolvidas, dos simulados feitos e dos experimentos realizados para atingir essa conquista. Gostaria de agradecer aos incríveis professores do Objetivo pelo trabalho realizado durante esses anos voltado tanto para as seletivas como para as olimpíadas internacionais”, disse Paulo.

Time brasileiro

O time brasileiro foi composto pelos cinco estudantes melhores colocados nas seletivas para as olímpiadas internacionais, em um processo que se inicia com a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e possui várias fases com nível crescente de dificuldade. São eles: Mariana Naves Tana (IF-Sul de Minas – Campus Machado/MG), Gabriel Hemétrio de Menezes (Fortaleza/CE), Murilo de Andrade Porfirio (São Paulo/SP), Paulo Henrique dos Santos Silva (São Paulo/SP) e Paulo Otávio Portela Santana (Fortaleza/CE).

Confira as premiações já conquistadas por Paulo:

Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA – 2022) – realizada na Geórgia, no Leste Europeu;

Medalha de ouro e melhor prova teórica no Torneio Brasileiro de Física – TBF (TBF – 2023) e prata no TBF 2022;

Medalha de ouro e melhor nota na prova teórica na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA – 2021), organizada pelo Peru, mas ocorrida de forma on-line em decorrência da pandemia.

Por três vezes consecutivas, medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Física (2020/2021/2022), entre muitas outras.

 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também