Cotidiano

Integrante de alto escalão do PCC é preso em Cotia em ação conjunta da PM e do DEIC

A captura foi realizada por equipes do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (5º BAEP)

O homem foi levado ao 6º DEIC, na capital paulista, onde passa pelos procedimentos de polícia judiciária.
O homem foi levado ao 6º DEIC, na capital paulista, onde passa pelos procedimentos de polícia judiciária. · Foto: Reprodução

Um homem conhecido como “Yuri Alberto”, apontado como membro de destaque da facção criminosa PCC foi preso na manhã de quinta-feira (29), em Cotia.

A captura foi realizada por equipes do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (5º BAEP), em operação conjunta com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Segundo as investigações, o suspeito ocupava a função de “Sintonia Final” no Tocantins, um dos postos de comando da organização no estado. Internamente, era tratado como “Irmão”, termo usado para designar os integrantes batizados da facção.

Os investigadores apuram que, desde março de 2025, ele coordenava a liderança do PCC na Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins, exercendo influência sobre as atividades criminosas dentro do sistema prisional.

Além da atuação no Tocantins, o preso afirmava administrar uma “loja” de drogas no bairro Mirizola, na divisa entre Cotia e Itapevi. De acordo com a polícia, o local era usado para a venda de entorpecentes e para fortalecer a atuação da facção na região.

O homem foi levado ao 6º DEIC, na capital paulista, onde passa pelos procedimentos de polícia judiciária. A ocorrência segue em andamento.

Para as forças de segurança, a prisão representa mais um resultado da atuação integrada no combate ao crime organizado, com foco na identificação e captura de lideranças que atuam dentro e fora dos presídios.