A ETEC Antônio Furlan, em Barueri, realiza no próximo dia 4 de dezembro, das 9h às 15h30, a Campanha de Doação de Sangue, com o objetivo de contribuir para o aumento do estoque de sangue da Fundação Pró-Sangue.
No momento, os tipos O+, O- e B- pedem atenção especial, pois estão em emergência, tendo condições de atender apenas 20% dos pedidos dos hospitais. Já os sangues A- e B+ estão em patamar crítico, sendo suficientes para suprir apenas 50% da demanda transfusional. A ação é uma iniciativa dos alunos do 1º Módulo do Curso Técnico em Enfermagem, com orientação da Enfª Prof. Esp. Sandra Almeida.
O evento é aberto ao público,será realizado nas dependências da própria ETEC, localizada na Rua João Batista Soares, 440 – Novo Centro Comercial. Os organizadores orientam aos doadores a realizarem o cadastro prévio pelo link (clique aqui).
Pré-requisitos
Para doar, a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação).
Os impedimentos temporários para quem deseja doar sangue são o resfriado; gravidez; amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingestão de bebida alcoólica; tatuagem nos últimos 12 meses e situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade; evidência de hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, doença de Chagas, malária e usuários de drogas injetáveis ilícitas não poderão doar em hipótese alguma.