A partir da 0h do próximo domingo (30), a concessionária Ecovias Raposo Castello, pertencente ao Grupo EcoRodovias, assume a operação de 92 quilômetros em quatro rodovias paulistas, atravessando 10 municípios, incluindo os trechos de chegada à capital da SP-270 (Rod. Raposo Tavares) e SP-280 (Rod. Castello Branco). A concessionária foi a vencedora de leilão realizado em novembro do ano passado e tem o compromisso de investir R$ 8 bilhões em obras e serviços, além de outros R$ 3 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal, ao longo dos 30 anos de contrato. De imediato, haverá redução média de 30% no valor das tarifas das praças de Osasco, Barueri e Itapevi da Castello, na região metropolitana de São Paulo.
Além da queda no valor, será aplicado um desconto de 5% para veículos que fazem o pagamento automático com TAGs. Outra novidade é o Desconto para Usuário Frequente (DUF), válido para veículos de passeio a partir da 11ª passagem pela mesma praça de pedágio (no mesmo sentido) e dentro do mesmo mês, podendo chegar a 20%. Todas as operadoras de pedagiamento automático atualmente aceitas nessas praças serão mantidas.
“Logo no primeiro ano, os motoristas vão perceber uma modernização nos serviços e melhorias no pavimento e na sinalização. Também queremos estar muito próximos dos usuários com novos canais de comunicação”, diz Igor Barros, diretor-superintendente da Ecovias Raposo Castello. “Isso é só o primeiro passo, estamos empenhados em trazer inovações, obras de ampliação da capacidade de fluxo da rodovia e qualidade de serviço impactando positivamente toda a região, e sempre de olho na sustentabilidade, preservação ambiental e inovação.”
Investimentos
Somente entre o 3º e o 8º ano de concessão, a Ecovias Raposo Castello deve implantar 78 quilômetros de faixas adicionais, sendo 34 km na Raposo e 44 km na Castello; fará a duplicação de 22 km de vias, sendo 5 km na SP-029 e 17 km na ligação Cotia-Embu das Artes; e construirá 43 km de marginais, majoritariamente na Raposo. Além disso, o contrato ainda prevê a instalação de duas áreas de descanso para caminhoneiros, implantação de 20 outros dispositivos e adequação de outros sete já existentes, a colocação de 32 passarelas e adequação de mais duas e a construção de 42 km de ciclovias.
Operação e serviços
A Ecovias Raposo Castello vai operar os trechos de concessão com apoio de uma frota de 28 veículos, sendo 10 guinchos (quatro do tipo pesado), seis ambulâncias (três do tipo UTI), quatro motocicletas e oito outras viaturas, incluindo veículos de inspeção de tráfego, combate a focos de incêndio e de resgate de animais, distribuídos em cinco bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Esses locais oferecem sanitários – incluindo acessíveis -, wi-fi gratuito, fraldário, bebedouro e totem de autoatendimento. A coordenação deste trabalho será feita pelo Centro de Controle Operacional (CCO), via monitoramento 24h por câmeras e veículos de inspeção. As atividades de manutenção e conservação viária já começam no primeiro dia da operação.
A companhia também terá diversos canais de atendimento, incluindo redes sociais, e o número 0800 270 0 280 – mensagem e WhatsApp – (0800 029 0 280 para deficientes auditivos). Por meio deles, o viajante pode obter mais informações sobre tráfego, a companhia, suas ações, assim como solicitar serviços, como socorro mecânico ou médico.
Free Flow
A partir do 3º ano a concessionária converterá as praças de pedágio existentes em pórticos de cobrança automática e iniciará a implantação de novos pórticos – todo o pedagiamento do projeto prevê a cobrança exclusivamente neste modelo. A inovação, já presente em algumas rodovias do país, torna as viagens mais fluidas e seguras, sem que haja a necessidade de paradas ou desacelerações para pagamento do pedágio. Por esse motivo, a tecnologia também contribui para redução das emissões de gases de efeito estufa.