Os alunos da Escola Maternal Maria Sueli Silva – Sueli Protetora, localizada no Vale do Sol, em Barueri, estão sendo introduzidos ao mundo da arte desde muito cedo. A creche, que é parte da rede municipal e atende crianças de zero a 3 anos e 11 meses, está recebendo painéis do muralista Doug Martins, de 29 anos, morador do município.
“Eu havia feito uma pintura em uma sala de amamentação, e a direção da creche gostou tanto que me convidou para criar mais cinco murais. Dois deles ficaram na sala de dança, um no espaço destinado aos lanches e os outros dois na sala de artes”, conta o muralista. A unidade é dirigida por Rosnei Mari Silva.
A criação dos murais, segundo Doug, foi 100% autoral, embora tenha sido discutida com a direção. “Após conhecer os espaços, busquei incorporar elementos que remetessem a diferentes universos, como arte, esporte e dança. Além disso, utilizei personagens de diferentes etnias em todos os murais, visando promover a diversidade entre as crianças”.
Na sala de artes, os pequenos literalmente colocaram a mão na massa e tiveram suas mãos carimbadas pelo muralista, que as utilizou na produção. “Foi uma maneira interativa de envolver as crianças e também de deixar um registro da participação delas na obra de arte”, comenta Doug.
Apesar de serem paredes grandes, o artista afirma ter levado cinco dias para pintar todos os murais, trabalhando em média 5 horas por dia. “As artes são primeiramente produzidas em um programa digital, usando canetas com formato de pincel. Assim, consigo criar um esboço que facilita a visualização do resultado final”.
Talento
Em agosto de 2022, o JB entrevistou o muralista, que havia produzido um mural para uma hamburgueria da cidade.
Originário do Ceará, Doug não se limita a um único estilo, mas sempre pede referências aos clientes para entender suas preferências. “Com base nessas informações, consigo criar algo exclusivo que atenda aos gostos do cliente e ajustar o preço de acordo com a arte, o tamanho, a localização e a textura da parede. Esses fatores influenciam no orçamento, que é único para cada obra.”
O artista destaca que sua especialidade são murais botânicos e abstratos, sempre com inspiração na natureza. “Já cheguei a levar 35 horas de trabalho, divididas em 4 dias, para concluir uma obra. No entanto, quando a parede é menor, geralmente consigo finalizar em 6 a 10 horas, em um único dia de trabalho”, excluindo o processo de criação e aprovação prévia do cliente.
Sonhos e inspiração
Para o futuro próximo, Doug (foto abaixo) almeja ter seu trabalho reconhecido em todo o país e levar sua arte ao maior número possível de pessoas. “Admiro e me inspiro em artistas como Kobra, Jenny Keller, Mema, Giuliano Martinuzzo, Ligia Ramos, entre outros. A obra do artista pode ser conferida no instagram. Contatos pelo (11) 95135-2664.