A partir do dia 30 de março, a Ecovias Raposo-Castello iniiciará suas operações para administrar 92 quilômetros de trechos das rodovias Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270) e Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029), que atravessam 10 cidades na ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o sudoeste paulista, com um aporte de investimentos de aproximadamente R$ 8 bilhões. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) será responsável pela fiscalização dos contratos de concessão. Os recursos serão aplicados em duplicações, faixas de ultrapassagem, acostamentos, ciclovias, passarelas e melhorias na drenagem.
Com a operação, serão disponibilizados postos provisórios de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) ao longo das rodovias, oferecendo serviços como assistência emergencial, sanitários, fraldários, salas de descanso, Wi-Fi, água potável e estacionamento. Na Ecovias Raposo-Castello, os SAUs estarão localizados na SP-270 (km 19 e km 28) e na SP-280 (km 24, 30 e 39).
Operacionalmente, a concessionária contará com 3 ambulâncias de suporte básico, 3 UTIs móveis, 6 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 3 viaturas de inspeção de tráfego, 4 motos para inspeções, 1 veículo e 1 carretinha para remoção de animais, além de 1 caminhão pipa para irrigação. Os usuários poderão acessar serviços como atendimento pré-hospitalar, socorro mecânico e guinchamento pelo número 0800 270 0 280.
Free flow
Além disso, a Ecovias Raposo-Castello implementará a cobrança automática de pedágio, o free flow, com a conversão das praças de pedágio em pórticos a partir do terceiro ano de contrato. O projeto prevê a instalação de 10 novos pontos de cobrança automática em 5 anos, com 13 novas praças ao longo do contrato de 30 anos, em trechos das rodovias Raposo Tavares, Castello Branco, SP-029 e no trecho que liga Cotia a Embu das Artes.
Contrato com a CCR ViaOeste se encerra, mas obra continua
Enquanto isto, a CCR ViaOeste, que iniciou as obras de expansão nas pistas marginais do km 23 ao km 27 da Rodovia Castello Branco, além da remodelação dos trevos de Alphaville e de Barueri, disse ao jornal Folha de Alphaville, que o novo prazo para a conclusão destas ações é dezembro de 2026. A concessionária detém a administração da rodovia até 29 de março.
Inicialmente, o prazo para a conclusão dos trabalhos era 2025. A obra foi iniciada em 2022 e já foram feitas entregas parciais em diferentes trechos. Em nota, a concessionária responsável pela obra informou à reportagem que foi necessário fazer uma reprogramação do cronograma por conta de interferências identificadas e que os trabalhos seguiam, porém, em um ritmo mais lento.
A CCR ViaOeste reforça que a concessão do sistema Castello-Raposo se encerra em 29 de março de 2025, “mas as obras na Castello Branco continuarão até a conclusão de todo o escopo de ampliação da capacidade de tráfego na região”, destacou.