A EcoRodovias foi a vencedora do leilão de concessão rodoviário da Nova Raposo realizado pelo governo Tarcísio de Freitas. A concessão contempla 92 quilômetros das rodovias Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270) e SP-029. O prazo de concessão é de 30 anos e o investimento estimado é de R$7,9 bilhões. A companhia ofereceu um lance de R$ 2,190 bilhões, contra os R$ 1,040 bilhão do grupo CCR que administra hoje a rodovia até abril de 2025.
O governo defende que a licitação vai melhorar o tráfego e a segurança viária, reduzindo também os congestionamentos e acidentes na região. Entre as melhorias, estão a implementação de 43 quilômetros de vias marginais contínuas ao longo de todo o trecho urbano entre São Paulo e Cotia, em ambos os sentidos da pista principal. No total, dez municípios paulistas serão beneficiados, incluindo, na região: Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba.
O contrato determina que a futura concessionária deverá implementar o pedágio Free Flow, sistema de cobrança automática, que elimina cabines e permite passagem sem parada. Além disso, haverá descontos para usuários frequentes (DUF), sendo 10% para mais de dez passagens e 20% após a 21ª. Os veículos com tags terão 5% de desconto adicional.
As tarifas nos pórticos vão variar de R$ 0,54 a R$ 4,84, o que sugere uma redução drástica do valor cobrado na praça de Itapevi, no Km 33 da Castello Branco, que hoje custa R$ 11,80. A cobrança será após a conclusão das obras. Nos trechos já concedidos, a tarifa será reduzida em média 28% a partir de 2025.
Melhora do fluxo
Com 225 mil veículos trafegando diariamente, o trecho Oeste é o mais movimentado do Rodoanel Mário Covas. Para melhorar o fluxo nesta parte importante da rodovia, o Lote Nova Raposo prevê a criação de uma rota paralela, composta pela Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) e trechos urbanos dos municípios de Cotia e Embu das Artes. Os investimentos para duplicação e melhorias neste trecho somam R$ 730 milhões.
De acordo com a gestão estadual, a intervenção vai melhorar o fluxo de veículos e reduzir a pressão sobre o Rodoanel Oeste, otimizando o escoamento do tráfego de veículos leves e pesados entre as diversas regiões metropolitanas.