A Prefeitura de Barueri, por meio do Comitê da Dengue, formado pela Secretaria de Saúde em parceria com as demais Secretarias Municipais, inicia neste sábado (9) uma série de ações de combate à dengue nos bairros da cidade. A ação acontece a partir das 8h, pelas ruas do Parque Imperial, no entorno do terminal de ônibus Gumercindo Modesto de Farias. No Painel de Monitoramento da Dengue do Estado de SP, Barueri registrou, de 1º de janeiro até a sexta-feira (8), 1.013 notificações da doença, sendo 70 casos confirmados, 795 prováveis, 725 em investigação e outros 218 descartados.
Com o apoio da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), as equipes realizarão mutirões de cata-cacarecos e entulhos aos sábados, cada final de semana em um bairro diferente, recolhendo esse tipo de material que pode acumular água parada e servir de criadouros para o mosquito da dengue. Concomitantemente, os agentes de combate às endemias também percorrerão as casas dando orientações e vistoriando os quintais de busca de possíveis focos.
Como será o mutirão?
Os moradores da localidade, que têm como referência as ruas Padre Cicero R. Batista, Duarte da Costa, Martin A. de Souza, Henrique Dias, José H. Santos, Levi Gonçalves Oliveira, Brás Cubas e Cicero Moura Tavares, devem colocar os materiais a serem descartados (entulhos e materiais inservíveis) na frente de suas casas no dia anterior.
O bairro foi dividido em quatro setores e as equipes passarão no seu respectivo setor executando os seguintes serviços de limpeza urbana: coleta de entulhos da construção civil, que contará com o apoio de oito caminhões basculantes, quatro retroescavadeiras e 12 funcionários; remoção de cacarecos, com quatro caminhões tipo carroceria e oito ajudantes; e remoção de bigbags, amparadas por seis veículos, caminhão tipo Munck e seis ajudantes. Além disso, com o intuito de agilizar os serviços de descarga dos caminhões, serão instaladas em local apropriado dois contêineres de 40 m³ para receber todos os materiais recolhidos nas vias públicas, que posteriormente serão encaminhados para um destino ambientalmente adequado.
Esse mutirão visa eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, causador da dengue e de outras arboviroses, como zika, chikungunya e febre amarela. Para divulgar a ação, no dia 06 de março foram instaladas faixas no Parque Imperial convocando a população a colaborar com a Prefeitura na coleta de todos os materiais e resíduos que possam acumular água e se tornar foco do mosquito. Na data, agentes de controle e prevenção às endemias visitarão as casas, orientando os moradores das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30.
Próximas ações
A Prefeitura de Barueri replicará a ação em outras localidades. Será um sábado em cada bairro, o 2º mutirão de limpeza acontecerá no Jardim Silveira dia 16, o 3º no Parque dos Camargos dia 23 e o 4º no Parque Viana dia 30 de março.
População contra a dengue
O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, anunciou o decreto de emergência em saúde pública para a dengue na última terça-feira (5), após o Centro de Operações de Emergências (COE) recomendar a medida, uma vez que o Estado atingiu 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes na segunda-feira (4). Por isso essas ações de combate ao mosquito da Prefeitura de Barueri são tão importantes. Elas, entretanto, só são realmente efetivas com a colaboração da população, até porque 80% dos criadouros dos mosquitos comprovadamente estão nas residências.
Evitar a propagação
Atitudes simples, como as descritas a seguir, podem evitar que a dengue se propague ainda mais como eliminar ou armazenar de forma correta qualquer recipiente que possa acumular água, cobrir pneus, furar os pratos de vasos de plantas; atenção a recipientes que possam acumular água, como garrafas e vasilhas; lavar os bebedouros e comedouros de animais domésticos com esponja, água e sabão (essa limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por semana); colocar o lixo para fora no dia e horário corretos da coleta; utilizar tela e tampas nas caixas d’água; manter barris, tambores, tanques e ralos sempre fechados/ atenção com vasos sanitários e caixas de descarga sem uso, eles devem permanecer fechados e secos e limpar calhas e lajes, mantendo as saídas d’água desobstruídas.
Principais sintomas de dengue
Os principais sintomas da doença são: febre alta; dor de cabeça; dores musculares; dor nos olhos; cansaço: náuseas; vômito; falta de apetite; erupções na pele. Em alguns casos a doença pode progredir, associadas ao extravasamento grave do plasma e de órgãos, causando dor abdominal, aumento do fígado, hemorragias severas, levando à morte. É importante procurar o serviço de saúde ao detectar qualquer sintoma. Mais informações podem ser obtidas pelo Disk Dengue nos telefones (11) 4198-5679 ou 4198-0424 de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.