Cotidiano

Iguatemi Alphaville recebe ação do Outubro Rosa com sessão para pacientes com câncer de mama

Evento será realizado neste sábado (10) e faz parte de mobilização que prevê 10 mil mamografias gratuitas

 A iniciativa é promovida pela Fundação Laço Rosa como parte das ações do Outubro Rosa.
A iniciativa é promovida pela Fundação Laço Rosa como parte das ações do Outubro Rosa. · Foto: Divulgação

A Cinépolis do Iguatemi Alphaville recebe neste sábado (10), às 11h, uma sessão especial de “Se Eu Fosse Você 3” destinada a 50 pacientes com câncer de mama. A iniciativa é promovida pela Fundação Laço Rosa como parte das ações do Outubro Rosa.

Outra sessão será realizada simultaneamente na Cinépolis Rio Design Barra, no Rio de Janeiro, também para 50 convidadas. Ao todo, cem pacientes participarão da programação nas duas cidades.

Antes do filme, as participantes assistirão a um conteúdo produzido pela Fundação Laço Rosa sobre acompanhamento médico e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Alphaville, uma sala será reservada exclusivamente para o grupo, com pipoca e refrigerante durante a sessão.

“Quando falamos sobre câncer de mama, informação e acesso caminham juntos. Além de levar exames e orientação para as mulheres, também queremos criar momentos de acolhimento e troca. Essa sessão de cinema é uma forma de proporcionar uma experiência diferente às pacientes e, ao mesmo tempo, reforçar uma mensagem importante sobre o cuidado com a saúde”, afirma Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.

“Sabemos que, em meio a uma jornada tão desafiadora, momentos de diversão e descontração podem ajudar a tornar essa caminhada mais leve. Ficamos muito felizes em receber as pacientes atendidas pela Fundação Laço Rosa em nossas salas para uma sessão especial que, além de levar informação sobre o câncer de mama, também será uma oportunidade de celebrar a vida, compartilhar sorrisos e criar boas memórias com a magia que só o cinema é capaz de despertar”, comenta Raquel Giacon Delmondi, gerente Comercial da Cinépolis Brasil.

Campanha prevê 10 mil mamografias gratuitas

A sessão em Alphaville integra a programação dos 15 anos da Fundação Laço Rosa. Uma das principais iniciativas da campanha é o projeto Cuidado em Movimento, que utiliza um caminhão equipado com mamógrafo para oferecer exames gratuitos em diferentes cidades brasileiras.

A meta da organização é realizar 10 mil mamografias sem custo até fevereiro de 2027. A primeira temporada do novo veículo prevê passagem por 26 cidades.

Segundo a fundação, nos últimos três anos foram doados 8.442 exames e 8.613 perucas, enquanto 54.193 pessoas foram atendidas diretamente por suas ações. A entidade informa ainda ter mobilizado 3.191 voluntários, beneficiado 986 pacientes em experiências e oferecido qualificação profissional a 245 alunos.

Fundação completa 15 anos

Criada em 2011 a partir da experiência de uma família com o câncer de mama, a Fundação Laço Rosa atua em frentes relacionadas a acesso a exames, informação, acolhimento, direitos de pacientes, qualificação profissional e empreendedorismo.

Entre as iniciativas citadas pela organização está a regulamentação da Lei nº 9.868/2022, no Rio de Janeiro, que estabelece regras para a doação de cabelo humano destinado à produção de perucas para pessoas com câncer e outras doenças que provoquem queda capilar.

A fundação também mantém um acordo de cooperação com a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro e a Faetec para formação de profissionais na produção de perucas.

Neste mês, a programação de aniversário incluiu uma ação no Cristo Redentor, realizada em 5 de outubro, quando as atrizes Monica Martelli e Ingrid Guimarães foram anunciadas como madrinhas da campanha do Outubro Rosa. A entidade também prepara projetos de empreendedorismo social e uma coleção de produtos comemorativos de seus 15 anos.