Como alertado pela Defesa Civil estadual, que previa chuvas intensas em diversas regiões de São Paulo até o domingo (19), Barueri recebeu um volume grande de águas nesta terça, 14, que provocou alagamentos em alguns pontos da cidade. A área mais afetada foi a região do Jardim Maria Helena, que faz divisa com a vizinha Carapicuíba, onde um homem desapareceu após ter sido levado pelas enchentes. Leitores de vários bairros relataram alagamentos. Outras cidades da região também foram afetadas, como Osasco e Itapevi. O INMET publicou aviso de chuvas entre até 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h), com ocorrências de descargas elétricas.
Durante o período, a Defesa Civil e as demais forças de segurança de Barueri intensificaram o monitoramento e atenderam prontamente aos chamados, de acordo com a prefeitura em nota.
Até as 19h, a Defesa Civil foi chamada para auxiliar os bombeiros em uma inundação no Jardim Maria Helena; verificar risco de desabamento na rua Emília; verificar a abertura de um buraco na rua Mississipi; verificar risco de desabamento de muro; e auxiliar em alagamento de residência.
Não foi registrado, até então, ocorrência oficial de deslizamentos e nem de vítimas.
Um boletim divulgado pelo corpo de Bombeiros informava sobre inundação / enchente na avenida Marco Antônio Calegare, nº 100, com mais de 4 vítimas ilhadas em via pública.
Afogamento
A Prefeitura foi informada sobre o possível afogamento de um homem na região do Jardim Maria Helena e dirigiu-se prontamente para ajudar no que for necessário. Órgãos municipais como as Secretarias de Segurança Urbana e Defesa Social – da qual a Defesa Civil faz parte -, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Habitação e outras estão acompanhando a situação de perto e “não medirão esforços para ajudar no que for necessário”, afirmou a gestão em nota.
Barueri permanece a postos para quaisquer ações necessárias e de apoio aos Bombeiros e demais forças de segurança no socorro aos cidadãos, assim como para sanar o mais rapidamente possível os problemas causados pelas chuvas.
Piscinão
A Prefeitura de Barueri ressaltou em nota que está investindo “fortemente em obras de grande porte voltadas exclusivamente ao combate às enchentes”.
É o caso do piscinão do Jardim Belval, que está com mais de 80% das obras concluídas e cujo sistema de bombas hidráulicas já está sendo usado para conter o excesso de água do rio Barueri-Mirim; do piscinão do córrego Laranja Azeda, no Jardim Silveira, também em construção, com capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água; e do túnel liner, no Tamboré, para canalização e drenagem de águas da chuva, com cerca de 60% da obra já executada.
“Salientamos também que todas as famílias estão sendo assistidas pela secretaria de assistência social e pelo Fundo Social de solidariedade”, ressaltou a gestão em nota.